Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Exposição "José Augusto de Castro: uma vida de combate" na BMEL

05/02/2016
leitura do texto

​Até 26 de março, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) apresenta a exposição 'José Augusto de Castro: uma vida de combate'. Trata-se de uma mostra concebida e produzida pela BMEL, onde são abordados aspetos da vida e obra do autor, a sua relação com a Igreja e com Deus e a sua vida de combate.

Nasceu em1862 em Prova, Concelho da Meda – Guarda, mas cedo parte para o Porto à procura de emprego. Ainda jovem emigra para o Brasil, já marcado com as ideias, então em voga, da defesa de causas sociais e políticas, nomeadamente as do republicanismo. Neste país inicia a sua atividade jornalística, assistindo à proclamação da República Federativa do Brasil, em 1889, e toma parte ativa na questão da escravatura que estava em discussão na sociedade brasileira. Regressa à Guarda por motivos de saúde, à procura da cura para a tuberculose de que padecia. Fundou o jornal O Combate, em 1904, defensor da Ideia Republicana em Portugal, ainda sob o regime monárquico, o qual será um palatino do ideal que defende, combatendo ferozmente os opositores políticos e a própria Igreja Católica.

Publica também poesia, lírica e sentimental, ou textos do género epistolar, sendo este último caso um veículo para transmitir ideias polémicas e bairristas. Entre outros publicou: Os rebeldes, O inimigo, Terra sagrada: Guarda, Civilização e hipocrisia.

Esta exposição está integrada no projeto 'A Terra da Escrita'.

Imagem: Exposição