Mais de 500 participantes, entre atores, músicos e freguesias vão dar corpo hoje ao Desfile e Julgamento do Galo. Uma iniciativa do Município da Guarda que encabeça o cartaz carnavalesco, #GuardaFolia2016.
A iniciativa tem início marcado para as 15h00 na Alameda de Santo André com o Desfile e termina na Praça Luís de Camões com o Julgamento do Galo, o já tradicional culpado por todos os males que aconteceram em 2015...
Haverá acusação, defesa e uma sentença. O juíz é nesta edição o rei fundador da cidade, D. Sancho I. E o Julgamento decorrerá todo ele em forma de musical: como Festival 'Galovisão'.
Música, sátira e humor são os principais ingredientes do espetáculo de carnaval da cidade mais alta. Preparados? Aqui fica a ficha completa do Desfile e Julgamento do Galo uma organização da Câmara Municipal da Guarda com produção da Divisão da Cultura, Turismo e Desporto (Setor de Animação Sócio-Cultural e Associativismo e Teatro Municipal da Guarda)
Ficha Artística
Conceção dramatúrgica e direção artística: José Rui Martins (Trigo Limpo teatro ACERT)
Conceção e Direção musical: Tiago Pereira
Texto: Joaquim Martins
Conceção e execução do galo: Fernando Merino
Apoio na criação plástica do galo: Agostinho da Silva e Maria Luísa Santos com os alunos de artes da Escola Secundária da Sé
Conceção de figurinos: Rosa Martins
Apoio na conceção dos carros alegóricos: Bruno Miguel e Rosa Martins
Coordenação de montagem cenográfica: António Rebelo (Trigo Limpo Teatro ACERT)
Conceção do vídeo: Luís Rolo
Participação musical especial no espetáculo: Orquestra Aeminium
Cantores: Rui Pedro Dias e Suzete Marques
Pirotecnia: Pirotecnia das Beiras
Elenco: Mais de 400 atores das freguesias de Adão, Aldeia Viçosa, Alvendre, Arrifana, Casal de Cinza, Castanheira, Cavadoude, Famalicão da Serra, Guarda, Maçainhas, Marmeleiro, Panoias de Cima, Pega, Pero do Moço / Rapoula, Porto da Carne, Pousade, Rochoso, Santana d'Azinha, Vela, São Pedro do Jarmelo, Videmonte e Vila Garcia. Participação dos atores Agostinho da Silva, Joaquim Martins e do elenco do Trigo Limpo teatro ACERT: Pedro Sousa, João Silva.
Grupos de música e teatro participantes: Companhia Ale-Hop, Grupo de Bombos Tocándar, Fanfarra Káustica, Grupo de Percussão de Valhelhas, Grupo de Bombos de Aldeia do Souto, Grupo de Bombos do Telhado, Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, Aquilo Teatro
Agradecimentos: Polícia de Segurança Pública, GNR, Bombeiros Voluntários da Guarda, Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda, Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, Blue Bar, Casa do Bom Café, Oliva, Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, União dos Sindicatos da Guarda, Associação Distrital dos Agricultores da Guarda, Escola Secundária da Sé.
Fotos do desfile e julgamento aqui.