Município da Guarda

Município da Guarda

Recluso do Estabelecimento Prisional da Guarda vence concurso nacional

10/02/2016
leitura do texto

O recluso Daniel Viegas do Estabelecimento Prisional da Guarda foi o vencedor do 2º Concurso Mostra de Autores Desconhecidos 2015, na subcategoria de Poesia, com o poema Liberdade.

O concurso contou com a participação de 152 reclusos de 29 Estabelecimentos Prisionais de todo o país. De referir que o vencedor é um dos elementos participantes nas oficinas de escrita e leitura em voz alta, dinamizadas pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço naquele estabelecimento prisional.

O concurso foi promovido em julho de 2015, pela Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, com a colaboração da Inspeção Geral das Atividades Culturais e a Associação DNS.pt. e tinha como objetivos promover a inclusão social e cultural de homens e mulheres em reclusão nos Estabelecimentos Prisionais, conhecer a criação artística de valor da sua autoria e, divulgar e premiar os trabalhos apresentados nas categorias a concurso - Literatura (com três subcategorias Poesia, Conto e Opinião), Artes Visuais (com duas subcategorias Pintura e Desenho), Banda Desenhada, Música e Teatro.

Daniel Viegas venceu o concurso com o poema 'Liberdade' que aqui deixamos:

Liberdade

Lá fora, o som melódico do vazio…

Encanta-me… Simplesmente…

Encanta-me… Por não se deixar alcançar

Lá fora, o simples cheiro da terra molhada…

Atrai-me… Deixa-me louco…

Por me atrair…

Lá fora… A luz da lua na noite

Faz-me sonhar…traz desejo,

Alumia-me…

E sonho…

Lá fora, o simples som melódico da terra molhada, à luz da lua…

É apenas… Liberdade

Imagem: Recluso do Estabelecimento Prisional da Guarda vence concurso nacional