"Parlamento dos Jovens" reúne nos Paços do Concelho para a 2ª fase do projeto

25/02/2016

Na terça, dia 1 de março, decorre durante todo o dia - entre as 9h30 e as 17h30 - nos Paços do Concelho uma sessão do 'Parlamento dos Jovens'. Trata-se de uma iniciativa onde participam alunos da Escola Secundária da Sé.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo de todo o país e dos círculos da Europa e do mundo. O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República: uma Sessão destinada aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e outra destinada aos alunos do ensino secundário.

O 'Parlamento dos Jovens' tem como principais objetivos Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; E sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Esta sessão, na Sala António Almeida Santos, na Câmara Municipal da Guarda, está integrada na segunda fase deste programa que consiste na realização de Sessões Distritais/Regionais, onde se reúnem os deputados que representam as escolas de cada distrito ou região autónoma, para aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar nesta Sessão.

assista em direto à sessão aqui.

Imagem: