Município da Guarda

Município da Guarda

Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para cenário de neve nos próximos dias

25/02/2016
leitura do texto

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje em comunicado para alterações ao estado do tempo nos próximos dias com precipitação, neve e ventos fortes para esta região já a partir do dia de amanhã.

Está prevista a «queda de neve acima dos 1000/ 1200 metros de altitude, acumulando pelo menos 5 cm a partir do fim da madrugada de amanhã sexta-feira (26 de fevereiro), descendo a cota gradualmente a partir do início da tarde para os 400/ 600 metros acumulando entre 6 e 30 cm até ao final do dia. No sábado, dia 27 de fevereiro, prevê-se queda de neve em regime de aguaceiros acima de 200/ 400 metros de altitude, embora com menor intensidade, podendo também atingir as regiões do sul».

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere, por sua vez que 12 distritos estarão sob aviso laranja a partir das 15 horas de sexta-feira devido à previsão de queda de neve. Entre eles estão os distritos de Guarda, Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu. Recorde-se que o aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

Consulte aqui alguns conselhos de segurança para a circulação a pé ou em viatura na cidade mais alta durante episódios de neve e gelo.

Leia aqui o comunicado completo da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Imagem: Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para cenário de neve nos próximos dias