Município da Guarda

Município da Guarda

Cobertor de papa na Moda Lisboa e Portugal Fashion com designer Alexandra Moura

01/03/2016
leitura do texto

Tecidos de forma artesanal, ao tear e com lã de ovelha churra, os cobertores de papa aquecem desde há séculos as gentes da fria Serra da Estrela. Atualmente o colorido cobertor ganhou também um caráter decorativo e o Município da Guarda está agora a tentar dar-lhe ainda uma outra utilização apostando na sua integração no mundo da Moda.

A conceituada designer de moda, Alexandra Moura foi a escolhida para criar cinco peças a partir do famoso cobertor da Guarda numa das suas próximas coleções outono /inverno.

A designer irá colocar as suas peças originais, feitas a partir do cobertor de papa, no seu WonderRoom da próxima edição da Moda Lisboa dia 12 de março e no Portugal Fashion no dia 19 de março, dois dos mais conceituados acontecimentos nacionais do mundo da moda, e também os palcos principais de divulgação das coleções dos designers nacionais com projeção internacional.

A ideia é projetar o cobertor de papa e dinamizar a sua produção através da recriação e com o objetivo de salvaguardar o futuro deste produto artesanal. Trata-se de um artigo diferenciador, capaz de aliar a tradição à inovação e daí a aposta da autarquia na sua preservação e promoção.

Em breve, o cobertor de papa irá desfilar pelas passerelles nacionais e internacionais, levando o cobertor de papa além-fronteiras.

Natural de Lisboa, Alexandra Moura forma-se no IADE, especializando-se em Projetos de Design de Moda.

Desde abril de 2002, apresenta sazonalmente as suas coleções na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week e colabora frequentemente na criação de fardamentos e no desenvolvimento de figurinos para espetáculos de dança. Desenvolve guarda-roupa para a artista plástica Joana Vasconcelos e para a fadista Gisela João. Em 2012, abre a sua loja / ateliê, 'Alexandra Moura Ma+s', na Rua Dom Pedro V nº77, no Príncipe Real, Lisboa, onde apresenta as coleções à imprensa e público em geral e realiza um atendimento personalizado a clientes.

Alexandra Moura é a única Designer Portuguesa a integrar as publicações: ”Young European Fashion Designers” (2007); “Atlas of Fashion Designers” (2009); ”Mapa da Moda Contemporânea” (2011) e ”Fashion Design Sourcebook” (2011).

Ao longo do seu percurso, tem desenvolvido projetos nas mais diversas vertentes e colaborado com outros artistas.

Em 2015 foi distinguida com o Prémio Mulheres Criadoras de Cultura, distinção atribuída pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pelos gabinetes do Secretário de Estado da Cultura e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade. As homenageadas são reconhecidas com base nos critérios: relevância e coerência da obra, inovação e caráter pioneiro da atividade artística e impacto social e cultural da obra produzida.

Imagem: Cobertor de papa na Moda Lisboa e Portugal Fashion com designer Alexandra Moura