Município da Guarda

Município da Guarda

Cultura e fé na Semana Santa da Guarda

08/03/2016
leitura do texto

Entre 13 e 26 de março o Município da Guarda em colaboração com a União de Freguesias Pousade - Albardo, o Grupo Cultural e Desportivo Pousadense, a Santa Casa da Misericórdia da Guarda e a Diocese da Guarda promove uma série de iniciativas que celebram a Semana Santa no concelho da Guarda. Exposições, Teatro Comunitário, Música e Tertúlias marcam a época pascal na Guarda com um roteiro de iniciativas religiosas e culturais (ver programa completo, em baixo).

Destaque para a exposição 'Crucifixus Fidei – Signos de Fé Interior', uma Proto-instalação que vai estar patente até meados de abril na Galeria do Paço da Cultura na Guarda. De realçar ainda neste programa de atividades o concerto de Páscoa pelo Orfeão do Centro Cultural da Guarda no dia 25 de março, pelas 21h00 na Igreja Matriz de Pousade.

Destaque ainda para encenação do Drama da Paixão de Cristo no Anfiteatro de Pousade no dia 26 de março, às 21h00. Após alguns anos de interregno, os habitantes de Pousade voltam a recriar este 'Drama' que em tempos se repetia todos os anos e que conta tradicionalmente com a participação de dezenas de habitantes desta localidade, atores amadores, com uma entrega e paixão de verdadeiros profissionais. A propósito do 'Drama da Paixão' de Pousade, tem lugar na BMEL, no dia 18 de março, pelas 18h00, integrado no ciclo de tertúlias 'Guarda: a memória', uma conversa com Carlos Batista e João Marques.

Consciente da importância que as manifestações religiosas e culturais da Semana Santa assumem, principalmente no meio rural, como fator de coesão social e preservação da identidade local, o Município da Guarda não quis deixar de assinalar uma época que é também a de regresso a casa de muitos guardenses a pretexto de umas mini-férias.

Programa Semana Santa 'Cultura e Fé'

13 de março

Procissão dos Passos |16H00

Igreja da Misericórdia da Guarda

17 de março a 16 de abril

Exposição CRUCIFIXUS FIDEI – SIGNOS DA FÉ INTERIOR

Proto-Instalação

de 3ª a sábado, das 13h00 às 19h00

Galeria do Paço da Cultura

18 de março| 18H00

Guarda: A memória- O 'Drama da Paixão' de Pousade |O Drama da Paixão-Conversa com Carlos Batista e João Marques

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

20 de março

Procissão de Ramos | 11H00

Igreja da Misericórdia da Guarda

24 de março

'A Última Ceia'|21H00

Anfiteatro de Pousade

25 de março

Enterro do Senhor|21H00

Igreja da Misericórdia da Guarda

25 de março

Concerto de Páscoa, pelo Orfeão do Centro Cultural da Guarda |21H30

Igreja Matriz de Pousade

26 de março

Drama da Paixão de Cristo|21H00

Local: Anfiteatro de Pousade

Imagem: Cultura e fé na Semana Santa da Guarda