09/05/2016

Realiza-se nos próximos dias 13, 14 e 15 de maio a primeira edição de uma prova Internacional de ciclismo disputada no território das Beiras e Serra da Estrela. Chama-se 1º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela e a sua terceira e última etapa de 194 km tem início na Guarda e termina nas Penhas da Saúde.

A primeira etapa vai ligar Pinhel a Vilar Formoso, ao longo de 145 quilómetros e a segunda, com 192 quilómetros, irá desde o Sabugal ao Fundão.

Esta prova pretende aproveitar o ciclismo como um importante veículo de promoção e divulgação da região. O objetivo é promoção regional e a projeção desta região, com enormes potencialidades naturais e diversificado património natural, cultural e gastronómico, enquanto destino turístico sustentável, durante todo o ano.

Os três dias de prova 13, 14 e 15 de maio estão estrategicamente colocados no calendário Internacional de Ciclismo, dado ser início de época e o evento poder captar o máximo de Equipas de nível internacional. As três etapas desta competição foram propositadamente desenhadas para que a prova percorra todo o território abrangente dos 16 Municípios envolvidos no evento.

Ao captar para o seu território uma prova internacional que junta os melhores ciclistas do pelotão internacional, a Associação de Municípios da Cova da Beira em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e o Turismo do Centro de Portugal, perspetiva uma oportunidade de aprofundar e divulgar no contexto europeu a região que conta com uma grande envolvência na relação transfronteiriça com uma comunidade autónoma espanhola, geograficamente contígua, com mais de 2,5 milhões de habitantes, não só no plano desportivo, como também no cultural, social e económico, estando já em análise a proposta de, na próxima edição do evento ser realizada uma etapa na província espanhola de Salamanca.

A Associação de Municípios de Cova da Beira como entidade promotora propõe-se assumir a realização futura do evento, como uma prova de referência internacional de realização anual com o objetivo estratégico de promover a região. São 13 as equipas, entre as quais a Seleção Nacional/Liberty Seguros, que disputam a primeira edição do GP Beiras e Serra da Estrela.

A corrida de classe 2.1 – a mesma da Volta a Portugal e da Volta ao Algarve – vai desenrolar-se ao longo de três etapas e de um total de 529,4 quilómetros.

A prova contará com a participação equipas oriundas de sete países. Entre os grupos presentes destacam-se duas formações continentais profissionais, a espanhola Caja Rural-Seguros RGA e a britânica One Pro Cycling.

Programa da Prova

1ª Etapa dia 13 de maio - Pinhel – V. Formoso

Pinhel (11h20), Vila Franca das Naves (11h55) Trancoso (12h16) Mêda (12h50) Cidadelhe (13h41) Figueira Castelo Rodrigo (14h00) Almeida (14h40) Vilar Formoso (15h03)

2ª Etapa dia 14 de maio - Sabugal – Fundão