21/06/2016

Sob o tema “A Guarda Requalifica-se e Renasce” decorreu no passado dia 20 de junho, nos Paços do Concelho, a quarta edição das Conferências da Guarda.

Esta iniciativa, aberta à comunidade, pretendeu dar a conhecer os novos projetos a executar na cidade mais alta no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial e do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, mas também teve como um dos principais objetivos promover o debate público de ideias, chamando os guardenses a participar ativamente no planeamento da sua cidade, “quero que as pessoas estejam muito bem informadas” referiu o Presidente da Câmara da Guarda, acrescentando que “estas sessões são, creio, muito importantes e das quais podemos também colher ensinamentos”.

A Requalificação da Torre dos Ferreiros, a Reabilitação do Jardim José de Lemos e do Parque Municipal são alguns dos projetos que irão, numa primeira fase, fazer renascer a cidade e promover a fruição de todos os guardenses e visitantes dando mais vida à cidade. Álvaro Amaro considera que a regeneração urbana é um pilar fundamental de atração das cidades.

Nos próximos três anos a autarquia vai investir cerca de 15 milhões de euros nas diversas obras de regeneração urbana, requalificação de património e escolas.

Esta edição das Conferências da Guarda contou ainda com a intervenção da vogal da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, Dina Ferreira, que explicou em que consistem os apoios deste instrumento financeiro, quem pode ter acesso a eles e em que condições.

Para além de outras intervenções, para uma segunda fase está prevista criação de um Centro de Incubação Comercial e Industrial Transfronteiriço, que poderá ficar instalado no espaço das antigas piscinas municipais, a reabilitação da zona onde estão instalados o quartel da GNR e o Teatro Municipal da Guarda.

Imagem: Conferências da Guarda: Autarquia investirá 15 milhões de euros nos próximos 3 anos