Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Protocolo e entrega da primeira verba do subsídio anual aos bombeiros do concelho

28/06/2016
leitura do texto

O Município da Guarda, as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, Gonçalo e Guarda e a Empresa Eurosistra Portugal assinaram ao final da tarde de hoje, 28 de junho, na Sala António de Almeida Santos, um protocolo de colaboração.

O documento irá garantir, entre outras coisas, a Reposição das Condições de Segurança Rodoviária após a ocorrência de acidentes que envolvam, por exemplo, o derrame de combustível nas estradas concessionadas pelo Município da Guarda. Trata-se de uma medida que não acarreta qualquer custo para o Município e que garante a atribuição de um apoio, por parte da empresa Eurosistra, aos Bombeiros, consoante a sua área de atuação.

Na mesma sessão foi entregue a primeira verba do valor global do subsídio anual autárquico. As Associações dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Guarda vão receber, este ano, 52.500 euros, valor que será pago por duas vezes, a primeira metade agora em junho e o restante até 30 de dezembro de 2016. Assim, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão recebeu 4.006, 88 euros, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo, 5.158, 05 euros e a Associação dos Bombeiros Voluntários da Guarda, 17.085, 07 euros. O valor anual atribuído a cada uma delas é, respetivamente: 8.013,76 euros; 10. 316, 10 euros; e 34.170, 14 euros.

Recorde-se que, no caso das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho da Guarda, houve um aumento considerável (três vezes superior) relativamente ao valor subsidiado em 2015 pela autarquia da Guarda que na altura se fixou nos 17. 550 euros.

Imagem: Protocolo e entrega da primeira verba do subsídio anual aos bombeiros do concelho