Na quarta-feira, dia 6 de julho, pelas 9h30m, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Guarda), arranca a 16ª edição do Curso de Verão do CEI subordinado ao tema 'Espaços de fronteira em tempos de incerteza: pensamentos globais, ações locais'
Com esta iniciativa que vai já na sua 16ª edição, o CEI prossegue a sua missão enquanto plataforma de intercâmbio científico, debate e difusão de conhecimentos sobre os territórios ibéricos. Paralelamente, o CEI reforça os seus compromissos com os espaços de baixa densidade, visando: reafirmar a defesa e a importância da paisagem e do património como recursos estratégicos do desenvolvimento territorial; analisar dinâmicas económicas, sociais e territoriais e comparar experiências promovidas nos países ibéricos e lusófonos visando a coesão territorial; promover a cooperação territorial e o esbatimento de fronteiras abrindo o diálogo transfronteiriço ao intercâmbios de saberes e a novos diálogos territoriais com os países latino-americanos e de língua portuguesa.
Além de Conferências e dos Trabalhos de Campo, as apresentações e os debates a efetuar em sala ocorrerão no âmbito dos seguintes Painéis: Paisagens, patrimónios e a valorização dos recursos do território; Desequilíbrios socioeconómicos e coesão territorial; Cooperação territorial e esbatimento de fronteiras; Outras fronteiras: intercâmbios de saberes e novos diálogos territoriais.
O curso é coordenado pelo Professor Valentín Cabero, da Universidade de Salamanca, e pelo Prof. Rui Jacinto, da Universidade de Coimbra, sendo acreditado pela Universidade de Salamanca.
Pelas 18h00 do dia 6 de Julho terá lugar o lançamento do 31º volume da Coleção Iberografias, 'Diálogos (Trans)fronteiriços. Patrimónios, Territórios Culturas'.
Programa
6 de Julho
9h15 – Abertura do Curso
9h30 – Painel I. Paisagens, patrimónios e a valorização dos recursos do território
Moderação e Apresentação: Lúcio Cunha (Univ.Coimbra); María Isabel M. Jiménez (Univ. Salamanca)
12h30 – Conferência: por uma geo-foto-grafia da fronteira agrícola no eixo da BR-163 (de Cuiabá/MT a Santarém/PA - Messias Modesto dos Passos (Univ. Estadual Paulista - Presidente Prudente - UNESP)
14h30 – Conferência: Las fronteras andinas y las propuestas de cooperación - Teodoro Bustamante (Facultad de Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO, Quito - Ecuador)
15h15 – Painel II. Desequilíbrios socioeconómicos e coesão territorial
Moderação e Apresentação: Pedro Hespanha - (Univ.Coimbra); ….. (Univ. Salamanca)
18h00 – Lançamento do livro 'Diálogos (Trans)fronteiriços. Patrimónios, Territórios Culturas' Iberografias Nº 31.
7 de julho
Trabalho de campo - Rota Ibérica: I. Paisagens e patrimónios fronteiriços
Coordenação: Valentín Cabero Diéguez (Univ. Salamanca); Rui Jacinto (Univ.Coimbra)
Roteiro: Guarda, Navasfrías (El Rebollar) - Sierra de Medas-Valverde del Fresno- Monfortinho- Penamacor- Sabugal-Guarda
8 de julho
9h30 – Painel III. Cooperação territorial e esbatimento de fronteiras
Moderação e Apresentação: Valentín Cabero (Univ. Salamanca); António Pedro Pita (Univ.Coimbra)
12h00 – Conferência: Alternativas políticas de diálogo en la Península Ibérica - Francisco Ramos Antón (Consejo Consultivo de Castilla y León)
14h30 – Conferência: Oficina de História da Guarda: história ibérica, história local sem muros - Rita Costa Gomes (Towson University, USA)
15h15 horas – Painel IV. Outras fronteiras: intercâmbios de saberes, novos diálogos territoriais
Moderação e Apresentação: Rui Jacinto (Univ.Coimbra); Ignacio Izquierdo (Univ. Salamanca)
9 de julho
Trabalho de campo. Rota Ibérica: II. Paisagens naturais, patrimónios culturais
Coordenação: Rui Jacinto (Univ.Coimbra); Valentín Cabero Diéguez (Univ. Salamanca)
Roteiro: Guarda – Pinhel – Cidadelhe - Marialva -– Meda - Trancoso – Linhares da Beira – Guarda.
Mais informações aqui.