Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Município oferece manuais escolares a alunos do 2º, 3º e 4º anos do 1º CEB

11/07/2016
leitura do texto

No próximo ano letivo, todos os alunos que frequentam o 1.º Ciclo do ensino básico público no Concelho da Guarda vão receber gratuitamente os livros escolares. O Município vai oferecer os livros aos alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, abrangendo os dois Agrupamentos escolares e contemplando mais de 900 crianças. Esta medida representa um investimento na ordem dos 43 000€. Serão ainda distribuídos gratuitamente kits de material escolar a cerca de 500 alunos do 1.º Ciclo do ensino básico público integrados nos escalões A e B da ação social escolar.

Para acederem a este benefício, os encarregados de educação deverão levantar, nos Serviços de Educação do Município, um vale personalizado que poderão trocar pelos livros nas livrarias da cidade. Os vales estarão disponíveis entre 1 de agosto e 7 de setembro. O procedimento de distribuição dos manuais aos alunos do 2.º ano será concretizado numa cerimónia simbólica no Município no início do mês de setembro tendo, no entanto, sido já informados desta iniciativa os dois Agrupamentos do Concelho.

Até aqui, só os alunos integrados nos escalões A e B da ação social escolar usufruíam deste benefício. O executivo municipal, sensível às dificuldades que as famílias vivem e aos encargos escolares que são obrigados a suportar, pretende com esta medida de grande alcance social contribuir para atenuar o peso desta despesa escolar no seu orçamento familiar. Importa referir que os alunos com grandes Necessidades Educativas Especiais, que não utilizam estes manuais escolares, receberão materiais adequados às suas necessidades de valor equivalente.

Constituindo eixos cruciais para o sucesso das novas gerações e fatores de valorização humana, o Município assume as políticas educativas e sociais como estratégias prioritárias e um investimento no futuro. O Município está ainda a proceder à constituição de um grupo de trabalho para elaborar um plano plurianual para a criação de um modelo de reutilização de manuais escolares e didáticos.

Imagem: Município oferece manuais escolares a alunos do 2º, 3º e 4º anos do 1º CEB