12/07/2016

O Município da Guarda venceu a candidatura para 7º Congresso da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que decorrerá em 2017.

A nível nacional, a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) é composta por 60 cidades e tem como objetivos promover a partilha das boas práticas, preparar concertadamente a participação portuguesa nos congressos da Associação Internacional das Cidades Educadoras, coordenar a representação nacional nas redes temáticas, promover encontros nacionais e divulgar os projetos de referência na área da Educação.

O conceito de cidade educadora convida-nos a pensar a cidade como um lugar de aprendizagem permanente, de convivência e de diálogo. Promove os valores da cidadania democrática, propõe-nos aprender a viver juntos, aprender a viver com os demais, participando e cooperando para fazer das cidades, com a sua multiplicidade de atores e de instituições, espaços educadores.

A escolha do tema Identidade para a candidatura do Município da Guarda à organização do VII Congresso Nacional da RTPCE pretende fomentar uma reflexão sobre o conceito, analisar e compreender o que está a ser feito a nível nacional e internacional para criar ou reforçar a identidade das cidades, estudar os seus componentes, possuidores de diferentes valias, e tirar conclusões que possam servir de apoio a projetos futuros. Acreditamos na relevância do tema pela promoção do debate que possa contribuir para melhor compreendermos os fatores constitutivos da identidade das cidades e percebermos quais são os elementos mais persistentes e como influenciam a formação da mesma, a partir do espaço público aos elementos imateriais recorrentes, como a construção de uma cultura repleta de elementos e significados, assente no pressuposto da necessária recetividade do indivíduo ao novo, conhecendo e experimentando outras identidades como forma de valorizar a diversidade, despertando a consciência individual e coletiva.

O Município da Guarda segue uma orientação estratégica centrada na promoção de uma cidade que dá unidade ao sistema humano, social e cultural através de um programa de desenvolvimento educativo em parceria com todos os atores locais públicos e privados.

Assume este Município uma centralidade democrática na organização, promoção e oferta de programas e serviços sociais, culturais e educativos, seja no apoio às várias iniciativas da sociedade civil nestes domínios, com vista ao estabelecimento de uma política local que concretize um projeto educativo global para a cidade, quer na iniciativa de implementação de programas e projetos. Potencia a possibilidade e realização educativa da cidade e clarifica o papel dos diferentes agentes na rentabilização dessas potencialidades.

Apoia o Município o capital humano como um dos mais importantes recursos de desenvolvimento sustentável e duradouro. A educação é uma prioridade concretizada na aposta em investimentos nas dimensões material e imaterial, no reforço ao apoio às famílias, criando condições para um sistema educativo público cada vez com mais qualidade, inclusivo e participativo. Entende a educação como o principal pilar do desenvolvimento integrado, materializando as ações no terreno, com uma base prospetiva local das realidades onde se insere.

Sendo a Guarda uma verdadeira Cidade Educadora, por todos os motivos supra elencados, muito orgulha o Município ter sido selecionado para a realização do VII Congresso da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras em 2017.

Imagem: Guarda recebe 7º Congresso da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras