Sábado e domingo há Festa da Transumância em Fernão Joanes

13/07/2016

Continua o Ciclo de Festivais de Cultura Popular promovido pela Câmara Municipal da Guarda, a iniciativa que se segue neste ciclo é a Festa da Transumância em Fernão Joanes nos próximos dias 16 e 17 de julho (sábado e domingo).

Com animação, teatro comunitário, arraial popular, passeio pedestre, gastronomia, acampamento das choças e jogos tradicionais este festival promete animar esta localidade do concelho da Guarda que teima em manter viva uma tradição que é secular. Desde sempre que a freguesia de Fernão Joanes está ligada à pastorícia e à transumância. Por todo o território podem visitar-se lugares e partilhar experiências que nos reportam a um passado que ainda hoje faz as vivências locais.

Percorrer canadas, visitar cortes, partir para os campos na companhia de pastores, ou simplesmente 'ouvir' o silêncio da natureza no seu estado mais puro. A Festa da Transumância recria percursos, relembra tradições, artes e saberes, homenageando os pastores e a comunidade que orgulhosamente ainda hoje preserva esta tradição ancestral como pilar da sua identidade cultural.

Aqui fica o programa completo da iniciativa:

16 JULHO

Percurso pelo património pastoril e conhecimento da vida pastoril

8h30 - Saída em autocarro da Guarda para a Quinta da Taberna (Videmonte)

Passeio pelas canadas pastoris com passagem pelas Eiras - grande aglomerado de cortes

pastoris (arquitetura pastoril) até ao Parque de Lazer Nª Sr.ª do Soito - Fernão Joanes

13h00 - Almoço no Parque de Lazer Nª Sr.ª do Soito

15h00 - Fernão Joanes