Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

"Fanfarronada" em Famalicão: Deixem passar as fanfarras!

21/07/2016
leitura do texto

Sábado, dia 23 de julho, acontece a 3ª edição da Fanfarronada - Festival de Bandas de Rua em Famalicão da Serra, a partir das 21 horas. Trata-se de uma iniciativa do Centro Cultural de Famalicão da Serra que integra o Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda.

Este festival conta com a participação da Fanfarra NemFáNemFum, dos Fanfarralhos, da Alta Cena, da Farra Fanfarra e da Fanfarra Fárróbódó e tem os apoios do Município da Guarda e da Junta de Freguesia de Famalicão da Serra.

Sobre as fanfarras:

Fanfarra NemFáNemFum

Representa no nosso país uma das primeiras manifestações daquilo que já é sólido na Europa do Norte – a banda de rua, pequeno grupo de cinco a nove músicos, que tocam um repertório variado de êxitos populares e música tradicional, numa apresentação animada e muitas vezes teatral, uma constante na maior parte de celebrações de arte ao ar livre. Formada em 1996 em Famalicão da Serra, concelho da Guarda, é um projeto do Centro Cultural de Famalicão, que teve a sua primeira apresentação pública em maio/1997.

Fanfarralhados

O grupo surgiu há cerca de dois anos, composto por jovens que estudam música na EPABI. O interesse comum em jazz e improvisação fez com que este grupo começasse a partilhar algumas experiências e convívios. O reportório é ensaiado, muitas das vezes, em véspera das atuações com ideias apresentadas e vídeos observados, prescindindo de alguém na direção (maestro ou ensaiador) do grupo.

Alta Cena

A banda formou-se em plena Rua do Carmo, na cumplicidade de um olhar, tendo por denominador comum a música. Foi assim que músicos, de várias partes do mundo (Portugal, Brasil, Cabo Verde e Espanha), que não se conheciam antes, experimentaram os primeiros acordes. Havia que começar por algum estilo musical e foi o Jazz o escolhido. A partir daí têm percorrido outras sonoridades centradas em ritmos latino-americanos, africanos e, obviamente, portugueses.

Farra Fanfarra

Coletivo de músicos e animadores, altamente especializados na euforia coletiva e na transmissão de energia positiva através da música acústica e do poder dos instrumentos de sopro e percussão. Capazes de levar a força e alegria da música a todos os contextos e situações, os Farra Fanfarra contam já com três anos de existência. A força do ritmo partilha o palco com números de circo, tornando cada atuação num acontecimento único e imprevisível.

Fanfarra FÁRRÓBÓDÓ

Grupo de músicos profissionais fundado em 2014, constituído por instrumentos de sopro, percussão e cordas. Com um repertório variado de música de todo o mundo, Os FÁRRÓBÓDÓ caracterizam-se pela versatilidade e animação que contagia todos os seus ouvintes. Em 2014 os FARRÓBÓDO foram os vencedores do BRASS D'FERRO Torneio de Fanfarras e Orquestras.

Imagem: