Município da Guarda

Município da Guarda

Festival de Blues na Guarda de 4 a 7 de agosto [Verão em Alta]

01/08/2016
leitura do texto

Os blues andam à solta no 'Verão em Alta' entre 4 e 7 de agosto na cidade mais alta do país, a Guarda. O Jardim José de Lemos é o palco escolhido para o Festival de Blues que contará com projetos portugueses e espanhóis no cartaz. A iniciativa arranca já na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, às 22h00, com o espetáculo dos Guardalupe Plata (Espanha) em super-trio espanhol de blues-rock formado em 2006 que deve o seu nome à virgem da cidade de Úbeda, na Andaluzia. Musicalmente baseiam-se na força e simplicidade das suas guitarras (e num baixo feito de uma corda e de um barril de zinco!) e nos seus ritmos contagiantes. O projeto conta com Pedro de Dios na guitarra e voz, Carlos Jimena na bateria e com Paco Luis Martos aos comandos do baixo, 'contrabalde' e guitarra.

Seguem-se na sexta, dia 5 de agosto, os Black Dog Blues Band (Portugal), uma banda fundada no Brasil em 1989 pelo madeirense Daniel Henriques, os Black Dog Blues Band tiveram contacto com grandes nomes do blues internacional, como Magic Slim, Albert Collins, Buddy Guy ou Etta James. Regressaram a Portugal em 2006 para um percurso de sucesso junto do público. Influenciados pelo Mississippi blues, Chicago e blues da Califórnia (Jumpin' Blues), os Black Dog Blues Band tocaram em diversos festivais de blues em Portugal e no prestigiado Cotai Jazz and Blues Festival em Macau. Daniel Henriques (voz e harmónica), Eduardo Fernandes (bateria), Rodolfo Cro (guitarra) e Paulo Aveiro (no baixo) formam este projeto português.

Para sábado, dia 6 de agosto, o palco do Jardim José de Lemos está reservado aos espanhóis Mingo & The Blues Intruders, projeto liderado por Mingo Balaguer, um veterano músico espanhol de reconhecido talento e carreira consolidada. Depois de ter feito parte de grupos como Caledonia Blues Band ou The Blues Machine, Mingo fundou em 2002 o quarteto Mingo & The Blues Intruders. A proposta passa por abarcar uma grande variedade de estilos do blues, desde o elétrico de Chicago ao West Coast californiano, passando pelo estilo texano. Este grupo já tocou em todo o território espanhol, mas também em países como o México, Alemanha, Luxemburgo, Bulgária e agora estreia-se em Portugal no Festival de Blues da Guarda. Acompanham Mingo em palco Quique Bonal (guitarra), Fernando Torres (baixo) e Juan De La Oliva (bateria).

O cartaz do Festival de Blues fecha no domingo, dia 7 de agosto, com o concerto do músico português Vítor Bacalhau que Depois de várias experiências em bandas, é agora, com apenas 24 anos, líder do seu próprio projeto, iniciando uma promissora carreira como guitarrista, vocalista e compositor de blues-rock. As suas influências vão do Delta Blues ao rock'n'roll e as suas atuações ao vivo são já conhecidas pela energia e pelo talento interpretativo na guitarra elétrica. O músico português atua com João Ventura na bateria e Luís Trindade no baixo.

Recorde-se que o Festival de Blues está integrado no programa de animação do Município da Guarda, 'Verão em Alta' que promete agitar as ruas do centro urbano da Guarda até 4 de setembro. Todos os concertos do festival decorrem no Jardim José de Lemos e têm início marcado para as 22h00 e a entrada é livre.

Imagem: Festival de Blues na Guarda de 4 a 7 de agosto [Verão em Alta]