Concurso de ideias "Toponímia na Guarda"

26/08/2016
Com o objetivo de uniformizar o grafismo das placas toponímicas e dos números de polícia existentes em cada zona, de acordo com o perfil arquitetónico e urbanístico, de modo a neutralizar a existência de diferentes suportes/modelos, sendo importante e urgente adequar as placas toponímicas às características de cada zona urbana e procurar as melhores soluções para uma identificação/elucidação das personalidades consagradas na toponímia guardense, adequando-a à tipologia do suporte e potenciando os atuais recursos técnicos e tecnológicos, o Município da Guarda aprovou as condições de participação e regras de funcionamento do concurso de ideias 'Toponímia na Guarda'.

As categorias são:

As candidaturas e os documentos que materializam as ideias devem ser apresentadas até às 16h30 no dia 04 de Outubro 2016, na Subunidade de apoio administrativo da DPGUOM no edifício dos Paços do Concelho - Guarda

As maquetas vencedoras (em cada categoria) serão anunciadas no dia do feriado municipal e receberão um prémio de mil euros.

A presente informação, não dispensa a consulta das condições de participação, disponibilizados aqui e junto ao Gabinete de Apoio ao Munícipe, situado no edifício da Câmara Municipal da Guarda.

FAQ's

P - É plausível darem-nos a indicação das quantidades a produzir de cada um dos itens (números de polícia e placas de toponímia) para cada uma das 5 categorias?

R - Não nos é possível apurar as quantidades nesta fase, considerando que as placas serão gradualmente aplicadas/substituídas.

P - Não sendo, pretendem um custo estimativo unitário ou/e um custo global por conjunto (p. hipótese, 100 unidades de placas e suportes para Centro Histórico e zonas envolventes)

R - Pretendemos o custo unitário estimado, para cada placa, para cada categoria que seja objeto da vossa proposta ao concurso.

P - O custo de produção deverá englobar o preço de instalação das peças?

R – Apenas pretendemos saber o preço das placas e dos acessórios que permitam a fixação das mesmas.

P - Poderão fornecer uma lista da toponímia (texto) que se propõe a habitar as futuras placas de rua. É importante perceber a quantidade de caracteres que têm de ser inseridos na área destinada ao texto e simular as diversas nomenclaturas. Pois cada caso é um caso e ha frases (ruas/travessas/nomes) que exigem maior espaço que outras. Tenho prioridade pelo 'centro histórico e zona envolvente' assim como 'restante área urbana da cidade da Guarda'.

R - As placas de toponímia, terão que ter a dimensão capaz de albergar texto mais extenso, que poderá ser simulado com a diminuição do tipo de letra. Não é possível nesta fase aferir a quantidade de caracteres.

P - Poderão fornecer um mapa/ou outro objecto comunicativo do limite das cinco zonas. É importante clarificar no espaço, o que é entendido pelo 'centro histórico e zona envolvente' assim como as restantes categorias.

R - Poderá ser consultada a limitação do centro histórico e zona envolvente em: http://www.mun-guarda.pt/Noticias/219-area-de-reabilitacao-urbana-do-centro-urbano-consolidado-da-cidade-da-guarda-e-area-envolvente.aspx

P - É pretendido uniformizar e neutralizar o grafismo das placas toponímicas e dos números de policia entre as cinco categorias ou em cada categoria? Significando isto que - é uma proposta de placa por categoria. Sendo assim, é possível candidatar a uma única categoria?

R - Os candidatos poderão concorrer a uma única categoria ou a todas as categorias conforme o entendam.

Imagem: Concurso de ideias