Município da Guarda oferece manuais escolares aos alunos do 1º CEB

13/09/2016

Investimento do Município da Guarda com manuais escolares, obras no parque escolar e material informático ronda os 725 mil euros

Neste ano letivo, todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico público no Concelho da Guarda recebem gratuitamente os manuais escolares. O Município oferece os livros a 966 alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, abrangendo os dois Agrupamentos escolares. Recebem também auxílio económico para material escolar 423 alunos dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos integrados nos escalões A e B da ação social escolar. No total, 1052 alunos são apoiados pela Câmara Municipal. Esta medida representa um investimento na ordem dos 40 mil euros.

Para acederem a este benefício, os encarregados de educação levantaram, entre 1 de agosto e 7 de setembro nos Serviços de Educação do Município, um vale personalizado que puderam trocar pelos manuais escolares nas livrarias da cidade.

A distribuição dos manuais e kits com material escolar a 125 alunos do 2.º ano do ensino básico, aconteceu numa cerimónia simbólica que decorreu hoje, dia 13 de setembro, pelas 18h30, na Câmara Municipal.

O executivo municipal, sensível às dificuldades que as famílias vivem e aos encargos escolares que são obrigados a suportar, pretende com esta medida de grande alcance social contribuir para atenuar o peso desta despesa no orçamento familiar.

De salientar que no ano passado, só os alunos integrados nos escalões A e B da ação social escolar usufruíam deste benefício.

Também os alunos com grandes Necessidades Educativas Especiais, que não utilizam estes manuais escolares, receberam materiais adequados às suas necessidades de valor equivalente.

A Câmara Municipal da Guarda procedeu ainda a intervenções no parque escolar da cidade. A intervenção envolveu obras nas Escolas Básicas e Jardins-de-Infância - EB Santa Zita, EB Alfarazes, EB/JI Lameirinhas, JI S. Miguel, EB Adães Bermudes e JI Bairro da Luz – e ainda a obras de média dimensão noutros estabelecimentos de ensino do Concelho, com um investimento total superior a 622 mil euros.

A modernização do parque informático escolar foi outra das apostas do executivo municipal para o arranque do presente ano escolar, com a instalação de equipamento informático diverso num investimento que ronda os 63 mil euros.

Constituindo eixos cruciais para o sucesso das novas gerações e fatores de valorização humana, o Município assume as políticas educativas e sociais como estratégias prioritárias e um investimento no futuro.

Imagem: Município da Guarda oferece manuais escolares aos alunos do 1º CEB