Dia Internacional da Pessoa Idosa: 700 idosos do concelho visitaram Lamego

04/10/2016

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, dia 1 de outubro, a Câmara Municipal da Guarda promoveu um passeio com a população sénior do concelho.

Com a envolvência de várias associações, coletividades e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, foram cerca de 700 os idosos que este ano participaram neste passeio que teve como destino o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego. A iniciativa decorreu no passado dia 30 de setembro.

A comemoração desta efeméride, instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas, teve início com uma Eucaristia na Sé Catedral, celebrada pelo Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício.

Seguiu-se um almoço convívio, repleto de animação e boa disposição, que contou com a atuação de um grupo musical tradicional de Lamego e com a participação ativa de alguns séniores que brindaram a todos com cânticos e declamação de poemas.

Este dia de convívio e de homenagem à população idosa culminou com uma Visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Com esta iniciativa o Município da Guarda pretendeu incentivar a convivência e a aproximação entre os munícipes seniores das várias freguesias do concelho, promover uma cidadania ativa e participativa bem como sensibilizar para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Imagem: Dia Internacional da Pessoa Idosa: 700 idosos do concelho visitaram Lamego