Município assina acordo e Centro Histórico ganha dois espaços reabilitados

04/10/2016
leitura do texto Galeria

O jardim do Solar Teles de Vasconcelos a que muitos guardenses apelidam de Quintal Medroso ganhou novo inquilino e terá novo apelido. O emblemático local da cidade mais alta será em breve a sede da Comissão Vitivinícola da Beira Interior e sonha transformar-se em Solar dos Vinhos.

O projeto, da autoria do arquiteto Jorge Palma, foi apresentado durante a cerimónia de assinatura do acordo de comodato entre o Município e a Comissão Vitivinícola.

Com este documento o imóvel é cedido pela Câmara da Guarda durante 30 anos àquela instituição, sendo o acordo renovável caso haja mútuo acordo.

O espaço surgirá agora inspirado no seu propósito e por isso o novo edifício será forrado com madeira, criando relação com as barricas de carvalho usadas para conservar o vinho. O labirinto da entrada irá manter-se e para uma segunda fase está prevista a ligação do jardim do solar à Torre de Menagem através de um percurso.

O local foi para João Carvalho a sua primeira escolha, o presidente da Comissão Vitivinícola da Beira Interior não pode estar mais satisfeito com o sítio das futuras instalações do Solar dos Vinhos.

Na mesma sessão, o arquiteto apresentou ainda a requalificação do Edifício dos Antigos Paços do Concelho, onde decorreu a cerimónia deste acordo, e que abrigará em breve a sede da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela. Na sessão, o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro volta a defender o poder de atratividade da cidade, realçando esta aposta na reabilitação de dois edifícios no Centro Histórico da Guarda que serão devolvidos á cidade no prazo de um ano.

As Requalificações do jardim Solar Teles de Vasconcelos e do edifício dos antigos Paços do Concelho ronda os 350 mil euros de investimento, financiados a 85% por fundos europeus.

As obras no jardim do Solar deverão começar na próxima semana.

Imagem: Município assina acordo e Centro Histórico ganha dois espaços reabilitados

Imagem: IMG_6376 cópia.jpg
Imagem: IMG_6348 cópia.jpg