Aberto para obras - 1º Salão de Outono da Guarda

10/10/2016

Na quinta-feira, dia 13 de outubro, arranca na 'cidade mais alta' a iniciativa 'Aberto para obras – I Salão de Outono' no Museu da Guarda. Recuperando a tradição das mostras outonais, o Município da Guarda promove a exposição das obras originárias do I Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda (SIAC) como a Escultura, a Pintura e a Serigrafia, com outras expressões que marcaram presença também no mesmo SIAC, nomeadamente a Poesia, a Música e o Cinema. A iniciativa decorrerá entre os dias 13 de outubro e 30 de novembro e contempla as áreas plásticas referidas, estando presentes todos os artistas e criadores do SIAC. Será apresentado também o Catálogo do Simpósio, no último dia deste Salão de Outono.

Recorde-se que o I SIAC – que decorreu entre maio e junho passados na Guarda - reuniu artistas dos vários ramos da criação plástica e produziu um acervo que hoje integra as coleções do Museu da Guarda, agora sob a tutela do Município. Embora a escultura esteja já em espaço público na cidade, a Pintura, a Fotografia e a Serigrafia saídas daquele evento ainda não tinham tido exposição pública. Este é pois o objetivo deste Salão de Outono, a inclusão catalogal das obras do SIAC no espaço do Museu da Guarda. Da mesma forma, pretende-se que cada artista tenha a oportunidade de poder apresentar obras inéditas produzidas entretanto, e que seguirão depois para outras exposições nomeadamente em Lisboa e Madrid.

De realçar ainda a importante componente pedagógica deste Salão de Outono pois estão previstas várias visitas guiadas à exposição por parte das escolas do concelho da Guarda.

Os Salões de Outono praticam-se um pouco por toda a Europa e tiveram origem nos inícios do século passado, em Paris, numa ideia original do belga Frantz Jourdain, entre outros. A primeira edição foi inaugurada em outubro de 1903, no Petit Palais, e rapidamente se estendeu a toda a Europa. A escolha do outono foi intencional pois permitia, entre outras motivações, mostrar a obra que os artistas realizaram sob a luz e as tonalidades que a primavera e o verão proporcionavam. Era também um espaço de divulgação de artistas, mormente emergentes, e pretendia ser igualmente, uma espécie de compêndio expositivo. Embora com diversas designações, as Artes Plásticas europeias mantém, ainda que sob divergentes designações, esta prática.

PROGRAMA ABERTO PARA OBRAS

quinta-feira, 13 de outubro • 18h00

• 'Aberto para Obras - Iº Salão de Outono' Museu da Guarda

Sessão de Abertura pelo Presidente da Câmara Municipal da Guarda,

Álvaro dos Santos Amaro, e artistas participantes.

Sala 1: Pintura e escultura

Sala 2: Serigrafia, desenho digital e escultura

Sala d'Armas: Fotografia

sábado, 15 de outubro • 10h00