Município da Guarda

Município da Guarda

Poetisa galega, Monserrat Villar González, apresenta livro no Salão de Outono

18/10/2016
leitura do texto

No âmbito da iniciativa Aberto para Obras – 1º Salão de Outono, será apresentado na próxima sexta, dia 21 de outubro, o livro «Bitácora de Ausencias» da autoria da poetisa galega Montserrat Villar González. A sessão está marcada para as 18h00 no Museu da Guarda e segue-se-lhe uma visita-guiada pela mostra expositiva de Pintura, Escultura, Fotografia, Desenho Digital e Serigrafia do mesmo Salão, pela artista guardense Simone dos Prazeres.

Monserrat Villar González nasceu em 1969 em Cortegada de Baños, Ourense (Espanha). É licenciada em Filologia Hispânica e Portuguesa) e atualmente é professora do Colégio de Espanha. Tem cinco livros de poesia publicados e participou em várias obras conjuntas e antologias. Foi já galardoada com vários prémios, dos quais se destacam: Salmantina de la cultura 2011, atribuído pela Asociación Cultural Tierno Galván; Prémio de Poesia 2013, da Ed. Seleer e o Prémio Sarmiento de Poesia 2015, de Viernes de Sarmiento.

O livro que vem apresentar à Guarda, 'Bitácora de Ausencias', foi publicado em 2015 pela editorial Amargord e conta com ilustrações de Ángel Perdomo e prólogo de María Ángeles Pérez López. É um livro que fala das ausências com que nos deparamos ao longo da vida e inicia-se com uma breve passagem dedicada a Auschvitz.

Recorde-se que o Salão de Outono decorre até 30 de novembro na cidade mais alta com uma série de iniciativas que têm por base os trabalhos criados no 1º Simpósio de Arte Contemporânea – Cidade da Guarda que decorreu entre maio e junho passados na Guarda.

Imagem: Poetisa galega, Monserrat Villar González, apresenta livro no Salão de Outono