Sexta no Paço da Cultura: "Ser Cidade Educadora | Arte Urbana"

25/10/2016

Na sexta, dia 28 de outubro, no Auditório do Paço da Cultura da Guarda decorre, a partir das 10h00 (ver programa), a iniciativa 'Ser Cidade Educadora | Arte Urbana'. Nesta atividade reúnem-se vários municípios com o objetivo de partilhar experiências. Tratam-se de autarquias que integram a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

Recorde-se que o Município da Guarda acolherá no próximo ano, nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2017, o VII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras - Identicidades. O congresso será apresentado durante esta reunião de sexta- feira pelo vereador dos Pelouros da Educação e da Cultura, Victor Amaral.

A sessão de sexta-feira será também pretexto para que outros Municípios que ainda não integram a referida rede possam inteirar-se dos Princípios da Carta das Cidades Educadoras, conhecendo assim a relevância do projeto.

Nesta iniciativa em concreto, as experiências a partilhar vão centrar-se na intervenção no espaço público urbano e no modo como essa intervenção modifica a forma como o cidadão vê o lugar e a relação que estabelece com a cidade onde vive.

10h00 • Boas-vindas

10h15 • Intervenção da Comissão Coordenadora da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras - Ser Cidade Educadora

10h45 • Palestra A Cidade Educadora e o Projeto Educativo Municipal

11h15 • Pausa para Café

11h30 • Apresentação do VII Congresso Nacional das Cidades Educadoras pelo Sr. Vereador da Educação do Município da Guarda, Dr. Victor Amaral - Identicidades

12h00 • Partilha de experiência pelo Município de Loulé - Dar Cor à Cidade Iniciativa em arte urbana que o Município de Loulé levou a cabo como valorização do espaço urbano e de reconciliação da população com a sua própria identidade e noção de pertença.

13h00 • Almoço livre

15h00 • Palestra Arte Contemporânea | Espaço urbano e Educação

15h30 • Visita Guiada a Aberto para Obras – Iº Salão de Outono (Museu da Guarda)

17h30 • Encerramento