Nova edição do projeto educativo “A Terra da Escrita"

28/10/2016

António Monteiro da Fonseca, João Bigotte Chorão e manuel a. domingos são os escritores em destaque da 3ª edição do projeto pedagógico A Terra da Escrita.

A apresentação desta iniciativa, que se irá desenvolver ao longo do ano letivo 2016/2017, decorreu no passado dia 26 de outubro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

A promoção de hábitos de leitura, a divulgação de obras de escritores com ligações à Guarda por nascimento ou por afetos, bem como a participação em atividades inerentes ao mundo dos livros são alguns dos objetivos desta iniciativa.

Do plano de atividades fazem parte várias sessões de oficina do papel, de preservação dos livros, de encadernação, de tipografia tradicional, de ilustração, e de escrita. Visitas à tipografia do Outeiro de S. Miguel, uma exposição dedicada a António Monteiro da Fonseca, bem como encontros com os escritores João Bigotte Chorão e manuel a. domingos são outras das atividades que integram e enriquecem este projeto.

Esta iniciativa conta para já com cerca de 4500 participantes, todos eles alunos dos dois agrupamentos do concelho.

Na mesma sessão na BMEL foi também lançado o livro “O Mundo à volta das Letras”. Este livro dá a conhecer a dinâmica de várias iniciativas que decorreram no âmbito da edição anterior deste projeto, que teve como destaque os autores Adriano Vasco Rodrigues, José Augusto de Castro e Jorge Carvalheira.

A Terra da Escrita é um projeto de continuidade promovido pela Câmara Municipal da Guarda, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, em parceria com os Agrupamentos de Escolas da Sé e Afonso de Albuquerque.

Imagem: Nova edição do projeto educativo “A Terra da Escrita