​Bibliotecas itinerantes de Portugal e Espanha reúnem na Guarda

11/11/2014
leitura do texto Galeria

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, projetos, ideias, saberes e possíveis cooperações entre Portugal e Espanha, a Câmara Municipal da Guarda através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e a Asociación de Profesionales de Bibliotecas Móbiles (ACLEBIM) promoveram no passado dia 24 de outubro o I Encontro Luso- Espanhol de Bibliotecas Itinerantes.

A iniciativa, que decorreu na BMEL, contou com a participação de vários oradores portugueses e espanhóis, que abordaram diversos temas relacionados com as Bibliotecas Itinerantes.

Mas para além desta vertente técnica, o encontro promoveu igualmente ações com as escolas do concelho da Guarda e o público em geral. Na cidade mais alta, concretamente na Alamada de Santo André, estiveram reunidos autocarros e carrinhas das Bilbliotecas itinerantes de Portugal e Espanha. Nesta mostra móvelparticiparam as bibliotecas de Guarda, Montalegre, Espinho, Proença-a-Nova, S. João da Pesqueira, S. Pedro do Sul, Oliveira de Azeméis, Beja, Aguiar da Beira, Penedono, Vilar Formoso, Moimenta da Beira, Mealhada e Léon.

Uma iniciativa inédita que mais não é que o primeiro passo para a discussão deste serviço público junto das populações, dando uma maior visibilidade às Bibliotecas Itinerantes.

Imagem: ​Bibliotecas itinerantes de Portugal e Espanha reúnem na Guarda

Imagem: criancas2.jpg