Município da Guarda

Município da Guarda

BMEL dedica mês de novembro a Marie Curie

04/11/2016
leitura do texto

A BMEL destaca mensalmente um autor, um tema, uma efeméride, um género literário, uma área do saber.

Sendo missão das bibliotecas públicas promover, junto da comunidade, o acesso ao conhecimento nos diferentes ramos do saber, à herança cultural, às inovações científicas e satisfazer o interesse pelas artes, a BMEL dedica o mês de novembro a Marie Curie, assinalando a data de nascimento da cientista.

Marie Slodowska Curie (1867-1934) foi uma cientista polaca com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser galardoada com o Prémio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o Prémio Nobel duas vezes. Foi também a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Em 1995, a cientista tornou-se a primeira mulher a ser enterrada no Panteão de Paris.

As descobertas de Marie Curie incluem a teoria da radioatividade, técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polónio e o rádio. Sob a direção dela foram conduzidos os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos. A cientista fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que hoje em dia são grandes centros de pesquisa médica.

Imagem: BMEL dedica mês de novembro a Marie Curie