Guarda celebra aniversário dos 817 anos de foral

15/11/2016

Comemorações do Dia da Cidade de 24 a 27 de novembro

A cidade da Guarda comemora a 27 de novembro o 817º aniversário da atribuição do foral por D. Sancho I.

O programa comemorativo do dia de aniversário inicia às 10h30 com o Hastear da Bandeira na Praça do Município. Segue-se a Sessão Solene Comemorativa, pelas 10h45, nos Paços do Concelho, a qual será presidida pelo senhor Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, a sessão conta ainda com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro e da atribuição das condecorações a personalidades e entidades e, por fim, com a apresentação de projetos ambientais.

Mais tarde, às 12h30, será inaugurado o troço do Concelho da Guarda – via da Estrela, do Caminho de Santiago, Junto à Alameda de Santo André.

As comemorações prosseguem às 15h00, com a inauguração das obras de requalificação do espaço público envolvente à Junta de Freguesia de João Antão, da Rua da Parada em Vila Garcia (16h30) e da Avenida do Adro em Alvendre (17h30).

Já às 18h30, a Cidade mais alta ganhará ainda mais brilho com a ligação da Iluminação de Natal, no Largo João de Almeida.

O programa encerra em grande com o Concerto Comemorativo do Dia da Cidade com os GNR, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, às 21h30.

O desporto faz também parte das comemorações, através da realização de duas importantes provas desportivas. A Invernal de BTT Cidade da Guarda, dia 27, pelas 9h00, uma importante iniciativa coorganizada pelo Município da Guarda e o Clube de Montanhismo da Guarda, com partida e chegada, marcadas junto ao Estádio Municipal.

Meia hora mais tarde (9h30), tem início, no Pavilhão Municipal de São Miguel, o Torneio Internacional de Basquetebol Cidade da Guarda, organizado pela Câmara Municipal, Guarda Basket e Associação de Basquete da Guarda.

As propostas apresentadas pelo Município da Guarda, para celebrar esta importante data, são muitas e variadas e vão mais além do próprio dia 27, tendo início, no dia 24, às 10h00, na BMEL, com a peça de teatro 'O Guarda da Guarda que Guarda a Guarda', pelo grupo VicenTeatro, dirigida a alunos do 1º e 2º CEB, das escolas do Concelho da Guarda.

Trata-se de uma peça sobre a lenda da fundação da cidade da Guarda, fruto de uma batalha entre o Rei das Astúrias D. Afonso III e os Sarracenos. Sem dúvida uma forma original para chamar a atenção dos mais novos para a fundação da cidade.

Constam ainda do programa, a realizar na Biblioteca Municipal, dia 24, uma Visita Guiada à exposição 'Livros raros da Biblioteca', às 11h30, e a apresentação, pelas 18h00, do nº 36 da revista cultural 'Praça Velha' constituída pelo Núcleo temático 'Judeus e Cristãos em terras de fronteira: diálogos e conflitos'.

A par destas iniciativas, a Câmara Municipal apresenta, no dia 25, as exposições 'Transversalidades 2016 – Fotografia sem Fronteiras' e lançamento de catálogo, pelas 18h00, na Galeria do TMG, e a exposição fotográfica e tertúlia 'Rumores do mundo: olhar a diversidade que nos rodeia', às 21h00 no Café Concerto do TMG.

O dia 26 começa com desporto. Às 9h30 tem início o Torneio de Futebol Infantil Cidade da Guarda, organizado pelo Município e a Associação de Futebol da Guarda, no Pavilhão Desportivo Municipal de São Miguel.

Meia hora mais tarde pode assistir-se ao debate ' Foto(geo)grafia: imagem e território' e à abertura da exposição 'Imaginar o território: uma geografia do olhar'.

As referidas iniciativas têm lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

Ainda a propósito da comemoração do Dia da Cidade, e também no dia 26, abre ao público, pelas 14h30, 'Olhos nos Olhos', uma exposição de fotografia de Monteiro Gil, na Galeria do Paço da Cultura.

Destaque ainda para as conferências 'Guarda Weather Summit' e 'Da cidade mais alta até aos Himalaias' a realizar no dia 26, às 15h00, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.

À noite, pelas 21h30, no âmbito das conferências e num ambiente informal, realiza-se uma tertúlia no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, organizada por Vítor Baía Meteo e a Câmara Municipal da Guarda.

Imagem: Guarda celebra aniversário dos 817 anos de foral