Município da Guarda

Município da Guarda

Conversa aberta com Pedro Cabrita Reis encerra 1º Salão de Outono

30/11/2016
leitura do texto

Tendo em conta o elevado número de visitantes que o “1º Salão de Outono – Aberto para Obras” - tem tido nos últimos dias, o Museu da Guarda adiou para o próximo dia 9 de dezembro a finissage do referido evento.

O ato é marcado pela realização, às 18h00, da conversa aberta “A experiência da Arte: expressão, forma artística e propriedades estéticas”, com Pedro Cabrita Reis, Coomonte, Zulmiro de Carvalho, José Fuentes e Domingo Sánchez Blanco, com a moderação de João Ricardo Barros Oliveira e João Mendes Rosa.

É de referir que “Aberto para Obras” resulta da Iª edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea da Cidade da Guarda, sendo esta incorporação expositiva das obras saídas do referido evento a forma que o Município encontrou para que fossem contempladas pelo público.

“Aberto para obras - 1º Salão de Outono” do Museu da Guarda, que decorreu durante os meses de outubro e novembro, é constituído por esculturas (já em espaço público), pintura, fotografia e serigrafia criadas por artistas dos vários ramos da criação plástica, constituindo hoje um acervo que integra as coleções do Museu da Guarda.

Pedro Cabrita Reis nasceu em 1956, em Lisboa (onde vive e trabalha), sendo um dos artistas portugueses mais conhecidos da atualidade. Participou em exposições internacionais de renome e o seu trabalho foi exposto na 9.ª Documenta de Kassel e na 24.ª Bienal de São Paulo. Em 2003, representou Portugal na Bienal de Veneza.

A complexa obra de Pedro Cabrita Reis será abordada na Conversa Aberta com outros artistas, também eles de reconhecido mérito, como Zulmiro de Carvalho, Coomonte, José Fuentes e Domingo Sánchez Blanco. A conversa será moderada por João Mendes Rosa, Diretor do Museu da Guarda, e por João Ricardo Barros de Oliveira, Escultor de sons.

No decorrer da iniciativa será também apresentado o catálogo do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea e a culminar a finissage do Salão de Outono.

Imagem: Conversa aberta com Pedro Cabrita Reis encerra 1º Salão de Outono