Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Aposta na Cultura leva Câmara da Guarda a integrar Fundação Serralves

23/01/2017
leitura do texto

A Câmara Municipal da Guarda e a Fundação de Serralves vão assinar um protocolo de cooperação esta quarta-feira, dia 25 de janeiro, pelas 16h30, no Paço da Cultura (ver programa completo). Com a assinatura deste documento a autarquia da Guarda passa a integrar o grupo de membros fundadores de Serralves.

O Município da Guarda considera muito importante aceder ao Estatuto de Fundador de Serralves, estabelecendo-se assim uma cooperação institucional e duradouro com Serralves, com vista a proporcionar à população uma oportunidade de ampliar os seus hábitos culturais e um contacto mais próximo com as manifestações artísticas e os criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância.

O protocolo possibilitará ainda: desenvolver um programa de exposições dos artistas portugueses e estrangeiros; acolher uma programação diversificada de excelência, concretizada através de projetos interdisciplinares; promover a extensão das iniciativas da Fundação nos espaços culturais da Guarda; desenvolver e realizar programas educativos, concorrendo para fortalecer a notoriedade e a imagem nacional e internacional da cidade da Guarda e visando o desenvolvimento social, cultural e económico da região.

A Fundação de Serralves é uma instituição de utilidade pública de que são Fundadores, entre outros, o Estado, e um importante conjunto de entidades, singulares e coletivas, que representam a iniciativa privada, a sociedade civil e as autarquias. A Fundação de Serralves tem como fins a promoção de atividades culturais no domínio das artes, de que se destaca a atividade desenvolvida no Museu de Arte Contemporânea.

Programa | 25 de janeiro

16h30 - Momento musical (Conservatório de música de S. José da Guarda)

16h45 – Assinatura do Protocolo

- Intervenção da Presidente do Conselho de Administração de Serralves, Ana Pinho

- Intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro

17h15- Inauguração da exposição '20 Graveurs - 40 Gravures/Portugal-France'

Intervenção de Júlio Cunha (artista natural da Guarda e Presidente do Grupo dos Amigos da Biblioteca/Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso – Amarante)

17h45- Visita guiada à exposição de Florencío Maíllo 'Del Jardín del Bosco – Diálogos com o Museu da Guarda' (Museu da Guarda)

18h30 - Visita à exposição de Fotografia 'Transversalidades' (Galeria de Arte do TMG)

19h00 - Encerramento com Beira de Honra Café Concerto do TMG

Imagem: Aposta na Cultura leva Câmara da Guarda a integrar Fundação Serralves