​Câmara da Guarda é “Autarquia Familiarmente Responsável”

12/11/2014

A Câmara Municipal da Guarda foi distinguida como ”Autarquia Familiarmente Responsável” e irá receber a “Bandeira Verde com Palma” no próximo dia 19 de novembro, na Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra.

O galardão é atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e visa distinguir as autarquias que tenham estabelecido regras de apoio social.

No caso da autarquia da Guarda, a Câmara estabeleceu tarifas de água adequadas ao número de pessoas do agregado familiar, lançou o Cartão Municipal de Apoio Social e promoveu a redução de mensalidades na Rede Municipal de ATL’s, no âmbito da componente de apoio à família no Ensino Pré-Escolar.

Concorreram a esta distinção 102 autarquias e 39 foram distinguidas, entre elas a Câmara Municipal da Guarda.

Todas as autarquias concorrentes ao galardão responderam a um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Através do questionário foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social. Foram também analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.

Recordamos que a “Bandeira Verde com Palma” tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família. A iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a cooperação entre as autarquias, 'ajudando efetivamente à criação de uma cultura favorável à família e à conciliação Família/Trabalho'.

Imagem: ​Câmara da Guarda é “Autarquia Familiarmente Responsável”