Município da Guarda

Município da Guarda

Concurso de Fotografia "Transversalidades 2017", abertas as inscrições

22/02/2017
leitura do texto

Até 9 de maio, já é possível submeter candidaturas ao concurso de fotografia 'Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2017', uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) que este ano vai já na sua sexta edição.

O projeto Transversalidades – Fotografias Sem Fronteira teve início em 2011 e tem como objetivos aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade, fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições de matriz ibérica.

As imagens recolhidas no âmbito deste concurso deverão documentar a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, agrupadas nos seguintes temas:

1. Património natural, paisagens e biodiversidade

2. Espaços rurais, agricultura e povoamento

3. Cidade e processos de urbanização

4. Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social

As candidaturas devem ser submetidas online, no site do CEI, onde também pode consultar o Regulamento detalhado, modalidades de participação e apoios a atribuir.

Recorde-se que na edição de 2016, o concurso contou com mais de 700 candidaturas e 4000 imagens submetidas por concorrentes de mais de 30 países. Daqui resultou uma Exposição e um Catálogo que contemplou não apenas as 38 fotografias premiadas, mas também outras imagens que se traduzem num simbólico atlas visual do mundo em mudança.

Imagem: Concurso de Fotografia