Município da Guarda

Município da Guarda

Biblioteca da Guarda Lembra o Pai do Teatro Português

01/03/2017
leitura do texto

Considerado o primeiro grande dramaturgo português, além de poeta de renome, Gil Vicente será o "Destaque do Mês" da BMEL, durante o mês de março.

De Gil Vicente pouco se sabe em concreto, há uma grande controvérsia acerca do local, data de nascimento e morte. Alguns investigadores dão-no como dramaturgo e ourives que provavelmente nasceu na província em Guimarães, mas que cedo se fixou em Lisboa. Na capital, a sua principal ocupação parece ter sido a de escrever e representar autos nas cortes do rei D. Manuel e do rei D. João III. No dia 8 de Junho de 1502 representou um monólogo à rainha D. Maria sendo a primeira notícia que há sobre as suas atividades artísticas.

De 1502 a 1536, Gil Vicente produziu mais de quarenta peças de teatro, chegando a publicar em vida algumas delas. Colaborou no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. No entanto, só em 1562 é que o seu filho Luís Vicente publicou toda a sua obra com o título Compilaçam de todalas obras de Gil Vicente, a qual se reparte em cinco livros.

Imagem: Biblioteca da Guarda Lembra o Pai do Teatro Português