Cultura e Fé na Semana Santa da Guarda

21/03/2017

Entre 2 e 15 de abril decorrerão na Guarda e na freguesia de Pousade um conjunto de iniciativas alusivas à celebração da Semana Santa no Concelho da Guarda.

A Guarda assume-se como um concelho de profundas tradições religiosas e de fé, no período da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa elas ganham maior relevo não só na cidade como também em freguesias rurais, merecendo distinção o Teatro Religioso em Pousade.

Mais do que um evento religioso, a Semana Santa assume uma forte componente cultural e social, apresentando uma programação constituída por música, teatro e recriações bíblicas num momento de exaltação do património material e imaterial que caracteriza as celebrações da Páscoa.

A celebração inicia a 2 de abril, pelas 16h00, com a tradicional Procissão dos Passos, a partir da Igreja da Misericórdia.

E porque a tradição ainda se mantém em Pousade, no dia 8, às 24h00, cumpre-se o rito de louvor aos mortos, Encomendação das Almas.

De realçar ainda a 'Paixão de Jesus, segundo S. Mateus', cuja encenação decorre entre a Sé Catedral e a Torre de Menagem da Guarda, na noite do dia 9 de abril (domingo de ramos), a partir das 21h00.

Trata-se da encenação, ao vivo, da vida de Jesus, desde a entrada triunfal em Jerusalém, à Paixão e Morte na cruz, a partir do Evangelho de S. Mateus.

A iniciativa vai contar com a colaboração activa de cerca de 250 pessoas, naturais de diversas freguesias do Concelho da Guarda.

Os atores (amadores), sob a direção artística de Helder Lopes, estarão trajados à época de modo a conferir mais realismo à representação.

Esta iniciativa é promovida pelo Arciprestado da Guarda e pela Câmara Municipal da Guarda.

Ainda no dia 9, às 22h00, realiza-se em Pousade, a Via Sacra.

Destaque também para a recriação bíblica da Praça de Jerusalém e Última Ceia de Cristo, dia 13, às 21h00, em Pousade.

Já no dia 14 realiza-se, pelas 21h00, na Igreja Paroquial de Pousade, um Concerto Pascal, pelo Grupo Coral Pedras Vivas.

Meia hora mais tarde, às 21h30, terá lugar na Igreja da Misericórdia, na Guarda, o Enterro do Senhor.

O programa de celebração termina dia 15, às 20h00, em Pousade, com a iniciativa Tributo ao Teatro Religioso de Pousade. Uma homenagem a todos quantos têm participado ao longo dos anos nas várias encenações que a localidade vai realizando. Participação lembrada agora a partir de todo o acevo (fotográfico, filmagens, entre outos) que foi sendo reunido ao longo dos anos, acerca do Teatro Religioso naquela aldeia do concelho da Guarda.

O programa comemorativo da Semana Santa, Cultura e Fé, é promovido pelo Município da Guarda em parceria com a União de Freguesias de Pousade – Albardo, o Grupo Cultural e Desportivo Pousadense, a Liga dos Amigos de Pousade, a Santa Casa da Misericórdia da Guarda e o Arciprestado da Guarda.

Programa Semana Santa Cultura e Fé

2 a 15 de abril de 2017

Domingo 2 | Procissão dos Passos

Igreja da Misericórdia da Guarda |16H00