Município da Guarda

Município da Guarda

BMEL dedica abril a Mário Cesariny

24/03/2017
leitura do texto

O poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo e pintor, Mário Cesariny [Lisboa,1923-2006], será lembrado na BMEL ao longo do mês de abril, através da realização de diversas e variadas iniciativas culturais.

Cesariny frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio, estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça e frequentou a academia parisiense La Grande Chaumière.

Em 1947, encontrou-se com André Breton, facto que marcaria o seu trabalho pictórico e literário e criou, em conjunto com Alexandre O’Neill, António Pedro, etc. o Grupo Surrealista de Lisboa. A sua personalidade inquieta e algumas discordâncias ideológicas levaram-no a afastar-se desse grupo e a lançar, em 1948, Os Surrealistas, escrevendo o manifesto coletivo A Afixação Proibida, com António Maria Lisboa e Pedro Oom.

É hoje considerado (juntamente com Alexandre O’Neill) um dos expoentes máximos do surrealismo em Portugal. A sua obra poética e teórica inclui, entre outros, Corpo Visível (1950), Manual de Prestidigitação (1956), Nobilíssima Visão (1959), Primavera Autónoma das estradas (1980), Burlescas, Teóricas e Sentimentais (1972), Titânia e a Cidade Queimada (1977), O Virgem Negra: Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas Naturais & Estrangeiras (1989), etc.

Imagem: BMEL dedica abril a Mário Cesariny