"Fernando Lanhas - Fragmentos: Algumas Obras" a partir de abril no TMG

28/03/2017

Exposição de Serralves "Fernando Lanhas - Fragmentos: Algumas Obras na Coleção de Serralves" é inaugurada este sábado no TMG

A Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda (TMG) recebe a partir de sábado, dia 1 de abril e até ao próximo dia 28 de maio, a exposição 'Fernando Lanhas - Fragmentos: Algumas Obras na Colecção de Serralves' do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. A mostra, produzida em parceria com a Câmara Municipal da Guarda, é inaugurada no próximo sábado (dia 1) pelas 17h00 no TMG. A inauguração conta com a presença da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro.

Esta é a primeira exposição do Museu de Serralves na Guarda e vem no seguimento do protocolo assinado entre o Município e Serralves, no passado mês de janeiro, no Paço da Cultura. Esta mostra faz parte do programa de exposições itinerantes que o Museu de Serralves desenvolve e que tem como objetivo tornar a Coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo assim o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura.

Sobre o autor desta exposição: Fernando Lanhas (Porto, 1923 – 2012) ocupa um lugar destacado na história da arte portuguesa, sendo apontado como pioneiro do abstracionismo geométrico. Além de pintor, Lanhas era arquiteto de formação, mas também desenhador, arqueólogo, paleontólogo, astrónomo, etnólogo e poeta. A sua obra artística não pode ser separada das muitas outras atividades que o ocuparam durante mais de 50 anos. Como todos os arquitetos, Fernando Lanhas sempre quis compreender a geometria do mundo e baseou a sua prática artística na convicção de que o universo se baseia numa lógica geométrica comum a todas as eras e a todas as disciplinas. Nos seus trabalhos, Lanhas aproxima os mundos tradicionalmente afastados das ciências e das artes. A exposição que agora é apresentada na Guarda é uma ocasião única para a compreensão da diversidade e coerência da sua obra.

E exposição 'Fernando Lanhas - Fragmentos: Algumas Obras' ficará patente na Galeria de Arte do TMG até 28 de maio e podes ser visitada de terça a quinta-feira das 16h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00, às sextas e sábados das 16h00 às 19h00 e das 21h00 às 24h00. A entrada é livre.

Imagem: