Município da Guarda

Município da Guarda

Museu da Guarda Inaugura duas Novas Exposições

07/04/2017
leitura do texto

O Museu da Guarda apresenta a partir das 18h00 da próxima quinta-feira, dia 13 de abril, duas exposições de artes plásticas​. A primeira delas inicia um Ciclo Expositivo comemorativo dos ​30 Anos de Pintura da importante artista do ‘movimento cromático’,​ Irene Gomes, e ocupará três espaços do Museu. A segunda, a ter lugar na Galeria de Arte do Paço da Cultura do Museu da Guarda, ​incorpora a 'Obra Gráfica'​, do pintor e gravador galego ​Manuel Facal - numa mostra proveniente do Museo do Gravado, Coruña, com quem o Museu da Guarda celebrou recentemente um convénio de cooperação.

A sessão de inauguração contará com um momento musical pelo Conservatório de Música do Colégio de S. José - Guarda.

As exposições podem ser visitadas durante o horário de abertura ao público do Museu da Guarda.

Ciclo Expositivo: Irene Gomes - 30 Anos de Pintura

A pintora Irene Gomes, natural da Batalha, discípula do Mestre Nadir Afonso,​ conta com uma vasta experiência nas artes plásticas, designadamente na pintura e desenho, tendo uma obra maturada e consolidada​. Nascida em 1960, Irene Gomes começou por fazer a sua formação no estrangeiro como bolseira no ENAIP-CEP, em Itália, em 1987. É nesse mesmo ano que surgem as suas primeiras aguarelas, com a sua primeira exposição individual no Mosteiro da Batalha. Cria intensamente e inicia o percurso expositivo em Portugal. Ganha oito prémios. Docente nas oficinas de cantaria e do vitral no Mosteiro da Batalha. Em 1995, a exposição no Palácio Juan Pizarro de Aragón, em Espanha, marcou a internacionalização da sua arte, que se repetiu noutras cidades espanholas, e expôs ainda em Marrocos, França, Alemanha e Inglaterra onde também recebeu formação.

Está representada em coleções particulares e museus, no país e estrangeiro.

Obra Gráfica de Manuel Facal

Manuel Facal é um artista espanhol, nascido em Carballo, La Coruna, em 1943. Criativo interdisciplinar, dedicou as suas experimentações e atenções plásticas para os mais variados campos da criatividade. Essencialmente gravador, uma das suas facetas mais projetadas e mais conhecida.

Participou no mundo da criação artística nas diferentes fases da sua carreira, pintura, realizando livros de artistas, fazendo estampagem em pastas, textos poéticos, penetrando o trabalho do fotógrafo, design, como docente.

Imagem: Museu da Guarda Inaugura duas Novas Exposições