Em Abril, um Alerta para a Prevenção de Maus Tratos na Infância

11/04/2017

Abril é o mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Guarda (CPCJ), em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda, associa-se à campanha nacional, promovendo durante o mês de abril um variado número de iniciativas de alerta tendo em vista sensibilizar e despertar consciências para esta problemática. Uma causa que une várias instituições de cariz social da cidade, nesta ação de prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens, ainda, estão sujeitas.

O programa a desenvolver durante este período teve início no passado dia 3 com uma exposição de laços azuis (símbolo de nódoas negras) no átrio da Câmara Municipal, ato simbólico iniciado por Bonnie W. Finney, em 1989 na Virgínia, EUA, ao usar uma fita azul na antena do seu carro como forma de despertar a curiosidade da sociedade para o facto dos maus tratos nas crianças, de que os próprios netos tinham sido vítimas.

Do programa, que conta com a colaboração de instituições, associações, escolas e outras entidades que diariamente colaboram com a Câmara Municipal e com a CPCJ da Guarda, fazem parte duas exposições, uma caminhada, um Peddy Paper, a exibição do filme 'Crianças invisíveis', ações de sensibilização alusivas ao tema, um jantar solidário, dia 19 de abril, na Quinta de Santo António e o seminário 'Percursos de Prevenção dos Maus tratos na Infância', no dia 27, a partir das 9h30, no Instituto da Juventude da Guarda.

Porque é em conjunto, com todos nós, que se pode sensibilizar tentando minimizar os danos causados, tornando o esforço cada vez mais transversal e eficaz na sociedade portuguesa, apelamos à participação de toda a comunidade, instituições e entidades, a fim de atingirmos os objetivos de fortalecimento dos laços familiares, no sentido de uma parentalidade positiva e responsável fundamentada no envolvimento comunitário.

Imagem: Em Abril, um Alerta para a Prevenção de Maus Tratos na Infância