Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

FIT 2017: Cabo Verde e Extremadura são país e região espanhola convidados

17/04/2017
leitura do texto

A feira é inaugurada dia 28 de abril pelo Presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa, às 15h00.

A 4ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) decorrerá entre 28 de abril e 1 de maio de 2017, na cidade da Guarda (Portugal). Nesta edição, a organização, a cargo do Município da Guarda, volta a apostar na internacionalização do certame, sendo Cabo Verde o país convidado e a Extremadura a região de Espanha em destaque. Em 2017 a Organização das Nações Unidas assinala o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e a esse propósito, a FIT associa-se também a essa celebração, dando o seu contributo para a consciencialização da importância do turismo sustentável na distribuição da riqueza, contribuindo para um maior desenvolvimento económico e social dos territórios. A edição deste ano da FIT dará também especial destaque aos operadores e serviços mais diretamente ligados ao Turismo da Natureza. No que diz respeito a esta temática, a Câmara Municipal da Guarda vai também apresentar na FIT o projeto dos 'Passadiços do Mondego' que se desenvolve entre a Barragem do Caldeirão e a Aldeia de Videmonte, numa distância de aproximadamente 11 km. Este projeto tem por objetivo valorizar o património natural da Guarda e de toda a região.

Recorde-se que os principais objetivos da FIT são promover o setor do turismo ibérico, fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o progresso dos vários setores e segmentos da economia e, consequentemente, o desenvolvimento dos territórios. A Guarda tem uma localização privilegiada na península ibérica, estando equidistante das duas capitais, entre Madrid e Lisboa, sendo por isso uma plataforma estratégica para a realização de um certame desta natureza. A feira tem vindo a afirmar-se como uma plataforma transfronteiriça no panorama ibérico dos eventos ligados ao Turismo, uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos.

A FIT é inaugurada oficialmente no dia 28 de abril, às 15h00, por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Regiões de Turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, autarquias, empresas ligadas ao desporto de aventura ou gastronomia destacam-se entre os cerca de uma centena e meia de expositores portugueses e espanhóis.

O espaço da Feira conta com uma área coberta de 8.750m2 e um percurso de quase 1km (998,30m) para visitar todos os standes.

O espaço da FIT conta este ano com uma zona de apresentações e outra destinada a negócios.

A feira funcionará de sexta a segunda, entre as 12h00 e as 00h00, mas há exceções. No primeiro dia, o certame abre ao público às 15h00 e no último, dia 1 de maio, a FIT (recinto de exposição) encerra às 20h00, mas a área de Restauração e de animação encerra às 00h00.

Os bilhetes para a Feira estarão à venda no local (Parque Urbano do Rio Diz), sendo que o ingresso diário custa 2 euros e o geral - para os quatro dias - custa 5 euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.

Para além da oferta turística variada, o público que visita a feira poderá ainda usufruir de um programa diversificado que contempla concertos, show cooking, atividades desportivas ao ar livre, workshops, caminhadas, entre muitas outras propostas.

Paralelamente ao programa da feira decorrerão também atividades complementares organizadas pelos expositores.

Na passada edição, em 2016, o certame contou com o Brasil como país convidado e Castilla y León como Região de Espanha em destaque. A FIT contou com dezenas de milhares de visitantes, onde recebeu mais de uma centena de expositores de diversas regiões de Portugal e Espanha, dos mais variados campos de atuação do Turismo nos setores público e privado. A feira decorre no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, Portugal.

FIT | Uma feira. Dois países. O mundo.

Imagem: FIT 2017: Cabo Verde e Extremadura são país e região espanhola convidados