Política de proximidade: Espaço do Cidadão inaugurado na Guarda-Gare

20/11/2014

​Numa aposta na politica de proximidade e dando continuidade ao processo de modernização administrativa, a Câmara Municipal da Guarda, neste caso em parceria com a Junta de Freguesia da Guarda, tem disponível a partir d’hoje na zona da Guarda – Gare o Espaço do Cidadão e um novo Balcão de Atendimento da Câmara Municipal da Guarda e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

«Queremos ajudar os guardenses desta área e outros cidadãos de outras freguesias mais próximas, facilitando-lhes o acesso à resolução de probliemas», referiu o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro durante a inauguração do espaço. Para o autarca, 'desburocratizar' é a palavra de ordem e o objetivo é «facilitar a vida às pessoas».

O novo espaço, que funcionará no edifício do Centro Cultural e Social de São Miguel, nas instalações da ex-Junta de Freguesia de São Miguel, foi inaugurado pelo Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa que referiu o Espaço do Cidadão da cidade da Guarda como um exemplo a seguir a nível nacional, elogiando a parceria da Câmara da Guarda com a Junta de Freguesia. O Secretário de Estado referiu ainda que abertura do espaço reflete bem a preocupação da Administração Pública que está «cada vez mais focada nas necessidades do cidadão».

A partir de agora, os munícipes vão poder tratar de assuntos relacionados com a administração central e da administração local, uma vez que funciona um Balcão de Atendimento da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados.

No Espaço do Cidadão é disponibilizado atendimento de assuntos municipais relacionados com a administração central, nomeadamente da Direção-Geral da Administração da Justiça, ADSE, Autoridade das Condições de Trabalho, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, entre outros.

A Câmara Municipal da Guarda disponibiliza serviços como pagamentos diversos, instalação, modificação e encerramento de estabelecimentos comerciais, contratos de água, requisições de ramais de água e pagamentos de faturas de água.

Imagem: Política de proximidade: Espaço do Cidadão inaugurado na Guarda-Gare