Município da Guarda

Município da Guarda

Simone de Oliveira no Concerto de Aniversário da Cidade

25/11/2014
leitura do texto

​No dia do 815º Aniversário da Cidade da Guarda, a 27 de novembro (quinta-feira), Simone de Oliveira atua no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), às 21h30. A cantora, um dos nomes maiores da música portuguesa dos últimos 50 anos, será acompanhada em palco pelo pianista Nuno Feist, num espetáculo intimista onde serão apresentados os temas mais marcantes da sua carreira.

Filha de pai belga e mãe portuguesa, Simone de Oliveira cresceu em Lisboa. Na sequência de uma depressão, aos 19 anos, o médico aconselhou-a a distrair-se tendo optado por matricular-se no Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional. A estreia da cantora em público ocorreu, em Janeiro de 1958, no primeiro Festival da Canção Portuguesa, concurso onde anos mais tarde, em 1969, viria a alcançar o maior êxito da sua carreira com “A desfolhada”, um clássico da canção portuguesa.

Recebeu vários prémios dos quais se destacam os Prémios de Imprensa, Popularidade, Interpretação, Prémio Pozal Domingues e em 2011 o Globo de Ouro (por mérito e excelência). Foi condecorada com a Grande Ordem do Infante.

Em 2007 comemorou os seus 50 anos de carreira no Coliseu de Lisboa. E em 2008, estreou o espetáculo 'Um País chamado Simone'.

Verdadeiro ícone de várias gerações de artistas, Simone de Oliveira é um dos maiores nomes da história da música portuguesa dos últimos 50 anos.

No TMG, a artista apresenta um concerto íntimo e de “olhos nos olhos”, onde serão revisitados alguns dos momentos mais marcantes da sua carreira, canções intemporais e histórias de uma mulher fascinante.

Imagem: Simone de Oliveira no Concerto de Aniversário da Cidade