Guarda recebe Congresso Nacional das Cidades Educadoras

23/05/2017

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de maio a Guarda vai ser palco do VII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. O encontro terá lugar no Teatro Municipal da Guarda apresentando conferências de personalidades como João Teixeira Lopes, Josep Maria Llop Torné, Fernando Catroga, Barreto Xavier, João Aidos, José Manuel de La Sota, entre outras individualidades de renome nacional e internacional, entre outras individualidades de renome nacional e internacional (ver programa).

O Congresso, sobre o tema IDENTICIDADES visa fomentar uma reflexão sobre o conceito de Identidade promovendo o debate construtivo que possa contribuir para melhor compreendermos os fatores constitutivos da identidade das cidades a partir do espaço público, tirando conclusões que sirvam de linhas condutoras para projetos e estratégias de desenvolvimento local futuros.

Para além das conferências, o congresso promove a partilha de dezenas de projetos dos Municípios integrantes da Rede de norte a sul do país, bem como exposições de arte, projetos e produtos endógenos que constituem uma marca da Identidade da Guarda.

Para assistir ao Identicidades basta inscrever-se on line, no sítio da internet do Município da Guarda. Devido aos inúmeros pedidos de última hora, as inscrições foram prolongadas até ao próximo dia 24 de maio. Recorde-se que este Congresso foi acreditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua que lhe atribuiu 1 unidade de crédito para a progressão em carreira, de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, com o registo de acreditação CCPFC/ACC-92149/17.

'Identicidades' será pois um momento único para dar a conhecer ao país a identidade da Guarda, o que de bom possui e faz, sempre com base no diálogo com os cidadãos e dando relevo ao património, à arte pública, aos eventos e toda a vivência urbana, fatores que devem ser tidos em conta para que os projetos contribuam para a identidade de uma cidade. A Identidade assenta na expressão das diferenças. É criada por todos os cidadãos e entidades públicas e privadas que, em parceria, promovem a construção de uma cidade educadora como processo sempre em construção.

Fazem parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) 488 cidades de 36 países dos 5 continentes. A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) é, atualmente, constituída por 61 municípios. Entre eles, a Guarda.

Imagem: Guarda recebe Congresso Nacional das Cidades Educadoras