Ciclo de festivais reforça tradições e produtos da região

29/05/2017

Entre junho e setembro acontece no concelho da Guarda o Ciclo de Festivais de Cultura Popular. O primeiro, Feira Concurso do Jarmelo, é já no domingo, dia 4 de junho. A cultura, o turismo e o desenvolvimento económico local voltam a dar o mote para este ciclo de festivais no mundo rural do concelho da Guarda. A Câmara Municipal da Guarda em parceria com as juntas de freguesia e os agentes locais pretende alcançar uma abordagem integrada de envolvimento das comunidades na promoção do concelho, potenciando as tradições, os produtos e a sua autenticidade. A vaca autóctone jarmelista, a transumância, a lã e o pão da Guarda são os recursos que nesta edição vão ser alvo de aposta reforçada.

O Ciclo de Festivais tem como objetivos: Divulgar o património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, das comunidades envolvidas; Alertar para a necessidade de preservação deste mesmo património, ajudando a perpetuar o saber pelas gerações mais novas; Valorizar produtos e tradições singulares e a sua autenticidade; Melhorar a qualidade de vida dos habitantes destes núcleos rurais do concelho da Guarda; Aumentar o potencial de dinamização da base económica e produtiva local; Criar envolvimento da população na organização destas iniciativas, através de parcerias com coletividades e freguesias locais; Atrair visitantes da região e do país; e Dinamizar a região.

Os festivais decorrem sob a organização de juntas de freguesia e coletividades e associações locais e têm o apoio do Município da Guarda.

Datas

34ª Feira Concurso do Jarmelo [Jarmelo, 4 de junho]

Jornadas da Lã [Corujeira/Trinta, 10 e 11 de junho]

Festa da Transumância [Fernão Joanes, 15 e 16 de julho]