​Guarda será “a cidade Natal” entre 5 de dezembro e 6 de janeiro

26/11/2014

Entre 5 de dezembro e 6 de janeiro a autarquia tem programadas uma série de atividades para tornar a cidade mais alta um lugar de visita obrigatório nesta época natalícia: “Guarda, a cidade Natal”.

Na Praça Luís de Camões, centro das festividades, uma tenda acolherá ateliês, oficinas, a casa do Pai Natal, concertos com músicas de Natal protagonizados por músicos da Guarda e até uma pista de gelo onde decorrerão alguns espetáculos de dança e onde os visitantes serão desafiados a patinar.

No centro da cidade a iluminação de Natal, a música e a animação de rua vão trazer uma nova vivacidade às ruas e ao comércio tradicional da cidade.

No edifício do futuro Museu de Arte Sacra funcionará o “Espaço dos Sentidos”, uma mostra de artes e ofícios, onde estarão à disposição artesanato e outros produtos tradicionais da região. No mesmo espaço funcionará ainda a feira social “Aconchego de Natal” que conta com a participação de 24 instituições do concelho e que dinamizará uma mostra de produtos, mas também tertúlias, workshops, momentos de música, teatro, dança e exposições.

Para além das instituições sociais da região, a autarquia irá envolver também na Cidade Natal as escolas do concelho que participarão com a iniciativa “Anjos da nossa terra”. Cada escola vai ser desafiada a elaborar um trabalho plástico sobre “Anjos” e o resultado final poderá ser visto nas montras do comércio tradicional. As escolas serão ainda convidadas para o espetáculo “Um, dois, três… ploc! Pinga outra vez” que a Contempo apresenta no TMG, em várias sessões.

Destaque também para o espetáculo “Anjos da Guarda” apresentado pelo Aquilo Teatro. Um espetáculo de luz e cor que apela ao imaginário e que promete aquecer uma das noites desta época natalícia, na Praça Luís de Camões.

De referir também o tradicional Madeiro de Natal, ponto de encontro obrigatório em dia de consoada na cidade mais alta e que este ano se apresenta num novo figurino e num outro local: junto à igreja da Misericórdia. A iniciativa que junta habitualmente os guardenses na véspera de Natal vai contar com a animação musical da frenética “Farra Fanfarra” e a animação circense do grupo “Levados da Breca”.

O programa da “Guarda: a cidade Natal” termina a 6 de janeiro com o tradicional cantar das janeiras pelas coletividades do concelho, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. O espetáculo chama-se “Aqui estou à vossa espera”.

Com a iniciativa “Guarda: a cidade Natal” a autarquia pretende promover a Guarda, dinamizar o centro histórico e o comércio tradicional, atrair mais visitantes e proporcionar aos guardenses momentos de confraternização, de solidariedade, de partilha e alegria, nesta época festiva que se avizinha. Por tudo isto, a Guarda será o ponto mais alto deste Natal.

Imagem: ​Guarda será “a cidade Natal” entre 5 de dezembro e 6 de janeiro