Atividades náuticas no Caldeirão, no âmbito do Desporto Escolar

01/06/2017

A Guarda recebe o Circuito Regional de Náuticas e os Campeonatos Regionais de Multiactividades de Ar Livre 2017.

​No âmbito do Desporto Escolar decorrerá, no próximo dia 2 de junho, na Barragem do Caldeirão, a 5ª PAR, de encerramento do circuito náutico da região centro, em formato de concentração nos Skills Náuticos e nas competições de Vela, Canoagem e Remo.

A iniciativa, promovida pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) - Direção de Serviços da Região Centro (DSRC/CRDE), com organização a nível local da Coordenação Local do Desporto Escolar (CLDE), é dirigida a todos os alunos/praticantes inscritos nos Grupos/Equipa de Vela, Canoagem e Remo da Região Centro. As provas realizam-se para todos os escalões etários que constam no programa Nacional do Desporto Escolar (infantis A, infantis B, iniciados, juvenis e juniores femininos e masculinos).

Esta ação, que conta com o apoio do Centro de Formação Desportiva (CFD), do Agrupamento Escolas Afonso de Albuquerque e do Município da Guarda, tem como objetivo principal a promoção das atividades náuticas em planos de água com caraterísticas diferentes, Barragens, Rios e Mar, admitindo-se participantes nos níveis de iniciação, aperfeiçoamento e avançado.

Também no âmbito do Desporto Escolar, e com o apoio do Município da Guarda, a Direção de Serviços da Região Centro organiza, nos dias 2 e 3 de junho, os Campeonatos Regionais de Multiactividades de Ar Livre (MAAL) do Desporto Escolar.

Os campeonatos vão reunir os campeões das Coordenações Locais do Desporto Escolar da região Centro e tem como objetivo eleger o 'Campeão da Região Centro'.

A prova conta com 3 provas, com realização da etapa -'Aventura no Caldeirão', no dia 2, das 16h00 às 19h00 na Albufeira do Caldeirão; da etapa 'Safari Fotográfico na Selva Urbana' realiza-se no mesmo dia (2), das 21h45 às 23h00 no Centro Histórico da Cidade, e por fim, a etapa 'Orienta-te', no dia 3, das 9h30 às 11h00 no Parque Urbano do Rio Diz.

A modalidade 'Multiactividades de Ar Livre' (MAAL) é uma disciplina abrangida pelo Programa do Desporto Escolar que se caracteriza pela prática de atividades de aventura e exploração da natureza tendo como base um percurso de Orientação.

O principal objetivo das MAAL é o desenvolvimento de Provas de Aventura, entendidas como um tipo de atividade desportiva que promove o trabalho em equipa.

Imagem: Atividades náuticas no Caldeirão, no âmbito do Desporto Escolar