23/06/2017

​A 6ª edição das Conferências da Guarda teve como tema central “Distribuição e Logística – Terminal Ferroviário da Guarda”.

A iniciativa decorreu dia 21 de junho, nos Paços do Concelho e contou com um variado painel de oradores que promoveu o debate, a partilha de ideias e conhecimentos sob diferentes perspetivas.

Álvaro Amaro, Presidente da Câmara da Guarda, reforçou que as Conferências da Guarda são «um grande chapéu que queremos transportar para o país, para discutir várias coisas, porque por cá também se produz pensamento».

Na sua intervenção o edil afirmou que a aposta estratégica na ferrovia é um instrumento fundamental no desenvolvimento, que contribui para o enriquecimento da região centro a partir da Guarda.

Salientou ainda que o investimento que vai realizado na linha da Beira Alta e na linha da Beira Baixa, criando assim a Plataforma Ferroviária da Guarda, é um dos projetos estruturantes com maior importância para a cidade nas próximas décadas e, como tal, não pode ser desperdiçado.

O Vice-presidente da IP – Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, também marcou presença neste espaço de debate e considerou que esta foi uma oportunidade muito útil e com um timing muito importante para partilhar informações com um conjunto de entidades que estão profundamente envolvidas no transporte de mercadorias.

Com a participação de vários empresários, agentes económicos, gestores públicos e operadores nas áreas dos transportes e da logística, foram debatidos os temas “Guarda: hub ibérico de distribuição de mercadorias”, “Importância estratégica da Guarda nas cadeias de transporte e logística” e “Oportunidades de desenvolvimento económico no interior norte”.

Esta iniciativa, promovida pelo Município da Guarda em colaboração com a “Transportes em Revista”, publicação dedicada à logística e ao transporte, contou com o envolvimento de várias entidades e empresas, com o intuito de promover o diálogo e estratégias, bem como o desenvolvimento da Guarda e da região.

O Município da Guarda disponibiliza algumas das conferências desta iniciativa:

“Guarda: hub ibérico de distribuição de mercadorias”

Apresentação por: Carlos Rodrigues - Medway

Mesa Redonda Moderada por: José Monteiro Limão - Diretor da Transportes em Revista

Participantes: Carlos Fernandes - Vice Presidente da IP-Infraestruturas de Portugal; Braga da Cruz - Presidente da APA-Administração do Porto de Aveiro; Gonçalo Monteiro - Diretor de Logística da Coficab Portugal Companhia de Fios e Cabos; Carlos Abrantes - Diretor de Operações da ACI-Automotive Compounding Industry

“Importância estratégica da Guarda nas cadeias de transporte e logística”

Apresentação por: Faustino Gomes - TIS.PT, Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas

Apresentação por: Carlos Vasconcelos - Presidente da Medway; Álvaro Fonseca - Diretor Geral da Takargo; Egídio Lopes - Diretor Geral da K-Log Logistíca; João Logrado - Diretor Geral da OLANO Portugal; Gustavo Paulo Duarte - Presidente da ANTRAM

“Oportunidades de desenvolvimento económico no interior norte”

Apresentação por: Paulo Madruga - Augusto Mateus & Associados

Participantes: Rui Monteiro* Diretor Geral Sodecia da Guarda –

Soc.Ind.de Metalurgia da Guarda; Armando Loureiro - Diretor de Logística da DURA Automotive Guarda; Santiago Jiménez* -; Presidente da Conf. das Organizações Empresariais de Castilha e Leão; José Silva Couto - Presidente CEC-Conselho Empresarial do Centro