Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Curso de Verão do CEI: "Lugares e territórios: novas fronteiras, outros diálogos"

27/06/2017
leitura do texto

Na quarta, dia 28 de junho, arranca a 17ª edição do Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos (CEI). A iniciativa começa às 9h30, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço. Nesta edição, o curso terá como tema 'Lugares e territórios: novas fronteiras, outros diálogos'. A iniciativa decorre até ao dia 1 de julho e tem como objetivo ser uma plataforma de intercâmbio científico, debate e difusão de conhecimentos sobre os territórios ibéricos, reforçando os seus compromissos com os espaços de baixa densidade.

Em 2017 a Organização das Nações Unidas declarou o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e neste sentido o curso irá discutir os seguintes temas gerais nas mais de 30 comunicações:

1- Paisagens, patrimónios, turismo: recursos do território e sustentabilidade;

2 - Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais;

3 - Cooperação e desenvolvimento: novas fronteiras, outros diálogos.

Participam no curso investigadores e professores de 13 Universidades e Institutos de Portugal, Espanha e Brasil: Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca, Instituto Politécnico da Guarda, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Portalegre, Universidade de Murcia, Universidade de Valladolid, Universidade Federal de São Carlos; Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus-BA, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Estadual de São Paulo - Campus de Presidente Prudente e Universidade Federal de Rondônia.

À semelhança de edições anteriores, o Curso é creditado pela Universidade de Salamanca com três créditos e faz parte da oferta de Cursos de Verão daquela Universidade.

O programa completo da iniciativa pode ser consultado aqui.

Imagem: Curso de Verão do CEI: