Procedimentos de Oferta de Livros de Fichas e Material Escolar

07/08/2017

​Muito para além do que a Lei exige a nível das competências diretas das Câmaras Municipais no apoio à área de educação, o Município da Guarda, como já divulgado, oferece os Livros de Fichas a todos os alunos que frequentam o ensino, público e privado, do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho.

Para o ano letivo que se aproxima, o Município aumentou significativamente o valor a oferecer em material escolar a cada aluno posicionado nos escalões A e B da Ação Social, atribuindo um vale de 50 Euros. Dentro deste valor, para além do habitual material escolar de desgaste, as crianças poderão optar pela escolha de uma mochila com trolley. Medida que tem subjacente a preocupação com a saúde e bem-estar dos mais pequenos.

No início de setembro será realizada uma Sessão Simbólica de entrega das ofertas, dirigida este ano aos alunos que frequentarão o 4.º ano do 1.º Ciclo dos escalões A e B da Ação Social Escolar e que finalizarão uma importante etapa do seu percurso escolar, numa perspetiva não só social mas também de sensibilização para a preservação e reutilização de manuais escolares no seguimento do Programa SPIN Guarda implementado pela autarquia. Os Encarregados de Educação destes alunos serão contactados diretamente pelo Setor de Educação do Município.

A partir de data a anunciar em breve as famílias poderão, à semelhança do ano anterior, levantar na Câmara Municipal os vales que permitirão adquirir os Livros de Fichas, material escolar e mochilas nas livrarias e papelarias da cidade.

Como dita a Carta das Cidades Educadoras, «As cidades de todos os países devem agir, desde a sua dimensão local, enquanto plataformas de experimentação e consolidação duma plena cidadania democrática e promover uma coexistência pacífica graças à formação em valores éticos e cívicos.»

Imagem: Procedimentos de Oferta de Livros de Fichas e Material Escolar