D. Dinis e Desenhos Humorísticos para ver em duas exposições

21/08/2017

No âmbito das comemorações do 93º Aniversário do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes, este organismo promove, com o apoio da Câmara da Guarda, entre 26 de agosto e 15 de outubro duas exposições nas futuras instalações do Museu de Arte Sacra da Guarda. Trata-se da Exposição “D. Dinis – Entre a História e a Lenda” e a Exposição de Desenhos humorísticos militares, “Desenhos com História” da autoria de Vicente da Silva.

Ambas as mostras têm o apoio do Município, bem como da Junta de Freguesia da Guarda e da Diocese da Guarda e podem se visitadas de terça a sábado, entre as 15h00 e as 18h00. A entrada é livre.

A exposição “D. Dinis - Entre a História e a Lenda” é constituída por 13 painéis com factos históricos relevantes sobre a vida do monarca, complementados por um trabalho de investigação com fotografias inéditas sobre o legado do rei em Portugal.

A exposição conta com um jogo didático para crianças (semelhante ao Jogo da Glória) intitulado «Assalto aos Castelos», através do qual os mais novos podem descobrir diversas curiosidades sobre a época e vida do Rei D. Dinis. Trata-se da oportunidade única de miúdos e graúdos aprenderem de forma lúdica e pedagógica um pouco mais sobre a História de Portugal.

Sobre a mostra “Desenhos com História”, de Vicente da Silva: trata-se de um conjunto de lembranças relacionadas com os militares que, durante a guerra colonial, foram chamados para as fileiras ao abrigo do Serviço Militar Obrigatório, relacionando-os com lugares, datas e situações, há que não deixar de relembrar os soldados como os principais atores da História.

Vicente da Silva foi Coronel de Cavalaria que frequentou o Colégio Militar, esteve presente na Guerra do Ultramar e realizou o curso de iniciação ao desenho e pintura na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Imagem: D. Dinis e Desenhos Humorísticos para ver em duas exposições