Sessão de entrega de livros e material escolar a alunos do 1º CEB

04/09/2017

Na segunda-feira, dia 4 de setembro, decorre na Câmara Municipal da Guarda, pelas 17h30, a Sessão Simbólica de entrega dos Livros de Fichas e do material escolar. A Sessão contará com cerca de uma centena de alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo posicionados nos escalões A e B da Ação Social, a quem foi atribuído um vale de 50 Euros, no âmbito das responsabilidades do Município em matéria de Ação Social Escolar. Dentro deste valor, para além do habitual material escolar de desgaste, as crianças tinham a opção de escolher uma mochila com trolley, medida que tem subjacente a preocupação com a saúde e bem-estar dos mais pequenos.

Recorde-se que neste ano letivo de 2017/2018 o Município da guarda oferece os Livros de Fichas a todos os alunos que frequentam o ensino, público e privado, do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho.

O executivo municipal, sensível às dificuldades que as famílias vivem e aos encargos escolares que são obrigados a suportar, pretende com esta medida de grande alcance social contribuir para atenuar o peso desta despesa no orçamento familiar.

Importa referir que os alunos com grandes Necessidades Educativas Especiais, que não utilizam estes manuais escolares, receberão materiais adequados às suas necessidades de valor equivalente.

De referir que no ano letivo 2017/2018 o Governo garante a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública o acesso gratuito a manuais escolares.

No concelho da Guarda, 1340 alunos do ensino, público e privado, do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho, usufruem dos Livros de Fichas e 430 alunos nos escalões A e B da Ação Social Escolar dos Livros de Fichas e do vale de 50 Euros.

O valor estimado de investimento nesta área rondará os 65 000 euros.

Imagem: Sessão de entrega de livros e material escolar a alunos do 1º CEB