Município da Guarda

Município da Guarda

“Movimento pelo Interior”, liderado pelo Presidente da Câmara, recebido em Belém

06/11/2017
leitura do texto Galeria

O “Movimento pelo Interior”, liderado pelo Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, que é também presidente dos Autarcas Social Democratas, foi recebido no passado sábado, dia 4 de novembro, no Palácio de Belém, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O grupo foi solicitar, «em nome da coesão», o alto patrocínio da Presidência.

Este Movimento defende «que se impõe uma nova forma de lutar e de combater as injustiças económicas e sociais». Após a institucionalização, o movimento «será naturalmente aberto a todas as personalidades e instituições que queiram aderir para que se defina, em concreto e bem faseado no tempo, um pequeno conjunto de medidas de políticas públicas e que, num prazo de 12 anos (3 legislaturas), seja clara a reversão da situação que hoje se vive nos territórios do Interior».

A criação de um observatório para a monitorização das políticas públicas e a realização de cinco debates regionais e um nacional são algumas das iniciativas que o Movimento se propõe levar por diante para uma maior equidade no território nacional.

Para além do Presidente da Câmara da Guarda, este grupo integra ainda o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real e Presidente dos Autarcas Socialistas, Rui Santos, o Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Fontaínhas Fernandes, o Presidente do Instituto Politécnico Leiria e Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Nuno Mangas e o Presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e ex-Presidente do Conselho Económico e Social, José Silva Peneda.

Imagem: “Movimento pelo Interior”, liderado pelo Presidente da Câmara, recebido em Belém

Imagem: 261A2300.jpg
Imagem: 261A2298.jpg